3 de março de 2011 Tag: ,

A história do jeans na moda com Patogê

Eu falei do Jeans e escrevi sobre o café com moda que aconteceu no Showroom da Patogê. A empresa, conhecida por fabricar roupa jeans com qualdade, apresentou para blogs Belo Horizonte uma prévia do lançamento de inverno 2011.

A Patogê fez uma busca de estilo lá no passado e deu uma repaginada para os dias atuais. Porque moda, história e comportamento estão interligados em total conexão com os acontecimentos da vida.

Indico assitir alguns vídeos para compreender um pouco mais. Sou curiosa, observadora, e fã do movimento moda. Mas, quem deseja seguir carreira deve ir bem mais além no assunto em questão.

Eu selecionei alguns vídeos para que possamos compreender melhor essa inspiração do inverno 2011 Patogê Jeans.
O primeiro é um filme sobre Rockabilly. Época de Elvis Presley (que “popularizou o termo” referente ao movimento) e não podemos esquecer de James Dean que é considerado um ícone da época de 1950, representava “a rebeldia e angústias próprias da juventude”.

Se procurarmos outros filmes da década de 50 poderemos perceber que a maioria das mulheres não usavam calças Jeans. Portanto, a coleção Patogê traz esse estilo, para os dias atuais, principalmente para as mulheres.

A empresa foi buscar, também, inspiração em um outro movimento cultural dos anos 70, que envolve Rap, Djing, Breakdance, Grafite – O Hip Hop – que tem a moda de origem Afro-americana. O Showroom da marca e a bolsa que ganhamos foi toda grafitada com molde.

Jeans na moda tem referência do movimento hip hop

Um outro filme, também sobre os anos 70, tem muito de comportamento e história. Apesar de não fazer referência ao movimento Hip Hop  é bacana de ver porque percebemos como acontece influência externas na moda.

Esse vídeo, abaixo, em 1min.7seg fala sobre o uso das calças justas, em 1min.48seg como se decidiram pelas calças jeans, que a peça se transformou em “uniforme” dos não conformistas e que em 1971 Levi Strauss recebeu prêmio da indústria da moda norte-americana.

O que acharam dos vídeos? Comenta e compartilha!

Abraços!

     

    Deixe seu comentário