11 de maio de 2011 Tag: , ,

Metrô de Belo Horizonte para o Expominas

O metrô de Belo Horizonte possui poucas linhas de acesso, a estação da Gameleira é uma das mais bonitas da capital. Tenho algumas fotografias registradas na ida ao Expominas – onde acontece Minas Trend Preview – um local de referência em eventos corporativos e infraestrutura para os negócios.

A estação de metrô na Gameleira, em BH, tem acesso fácil ao Expominas, porém fica um pouco distante da região central e o maior problema é que as linhas não atendem de forma adequada à população da cidade. A capital mineira só tem uma linha com atendimento em apenas 19 estações.

Metrô de Belo Horizonte para Expominas

Mapa do Metrô de Belo Horizonte

 

Na fotografia acima dá para visualizar quais são as estações atendidas pelo nosso Metrô de Belo Horizonte. Quem está na região da Pampulha ou na região Sul tem dificuldade em utilizar os serviços. Para quem está no bairro Serra, Savassi, Cidade Jardim,  Santo Agostinho, o melhor é a linha de ônibus 2151 (vai direto ao Expominas), fazendo a rota Serra – Vista Alegre. 

Nem sempre é vantagem pegar um ônibus para chegar em uma estação de metrô e depois ir para outra região distante. O metrô é um transporte rápido e sem sombra de dúvidas a melhor alternativa, mas ainda não temos opção de escolha. Só para avaliar a nossa tristeza, veja abaixo o mapa do Metrô de S.P comparado ao de BH.

 

Mapa antigo de metrô S.P
Mapa do Metrô São Paulo

 

mapa das estações do metrô em Belo Horizzonte
Mapa Metrô BH

Aliás, não temos linhas de Metrô para os Aeroportos que atendem a BH.  Quem mora, trabalha, ou se hospeda nessas regiões ficam sem escolha. A mobilidade urbana está cada vez mais precária com o excesso de carros, poucos ônibus e linha de metrô inacessível.

Metrô em Belo Horizonte para Estação Vilarinho

Tive oportunidade de fazer essas fotos porque estava no bairro Santa Tereza, com estação de Metrô, e de lá para o Gameleira  é fácil.

Entre a estação de metrô do Santa Tereza e Central, tem a estação Santa Efigênia com acesso rápido ao Boulevard Shopping.

 

Metrô de Belo Horizonte para estação Santa Efigênia
metrô de Belo Horizonte, estação Boulevard Shopping

E você consegue andar de Metrô em Belo Horizonte? 

abraços!

  1. Só um detalhe, no mapa do metrô de são paulo, só 3 linhas são de metrô. As outras são de trens de superfície e ônibus.

  2. Oi anônimo, bom saber! Realmente a imagem de S.P diz transporte metropolitano.

  3. Correção:

    Na verdade serão 7 linhas de metrô (sendo que 5 já funcionam: 1 azul, 2 verde, 3 vermelha, 4 amarela e 5 lilás), duas ainda estão em construção (linha 6 laranja e o expresso Jabaquara – Aeroporto Congonhas – Morumbi, por monotrilho). Todas as outras são de trens de superfície (serão 8 linhas sendo que 6 em operação e mais duas em construção – linhas 13 jade e 14 ônix). Há também mais três linhas de metrô em projeto (15 branca, 16 prata e 17 ouro) que não aparecem no mapa acima. Hoje são quase duzentas estações em funcionamento, depois de concluída a expansão serão mais de 250 e mesmo assim, acreditem, não atenderão a necessidade da cidade. Só uma curiosidade… o metrô aí de BH é de superfície ou subterrâneo?

  4. Oi, o metrô de BH é de superfície, com apenas uma linha e 19 estações.
    abraços!

  5. Mesmo com a quantidade de linhas de trem e metrô em SP, alguns lugares importantes só são acessados de ônibus. Como pode, uma metrópole tão grande, não ter linhas entre os aeroportos mais importantes do país? De Congonhas, preciso pegar um ônibus e depois descer em alguma estação. Guarulhos, é muito longe.

  6. "Como pode, uma metrópole tão grande, não ter linhas entre os aeroportos mais importantes do país?"

    Resposta: Falta de planejamento urbano e vontade dos governantes da década de 80 e 90 em investir no aumento da linha do metrô. Com a autorização do ex presidente Collor para as montadoras produzirem carros 1.0 (preço mais popular) e a expansão das construtoras nas regiões mais afastadas do centro da cidade construindo o "sonho da casa própria", os governos ficaram de braços cruzados só a espera do povo comprar carro e apartamento, pra todo ano lançar e cobrar IPVA e IPTU. Resultado, a cidade "inchou" de gente e carro.

  7. bh ter metro isso e mentira os governantes sao na sua maioria donos de empresas de onibus 7 familias mandam no transporte publico de BH isso e 1 cartel que nao tem tamanho a pbh e a bh trans sao coliadas com as empresas de onibus, BH nao tem metro e nunca terar pois a lavagem de dinheiro que rola por traz disto e muito essas empresas de onibus favorece e ajuda o narco-trafico o contrabando de mercadoria roubada e falcificadas a onde quem manda e quem tem mais dinheiro e pode falar mai auto como que os orgaos publicos podem ter poder para atuar o Brasil e 1 pais sem lei e atrasado vejam os exemplos da copa do mundo as obras estao todas atrasadas resumindo tudo BH e 1 roça……….

  8. Olá Amigos, então eu sou um morador do estado de São Paulo e passei alguns tempos em Belo Horizonte passeando na casa da minha mãe. E em meu ponto de vista os metrôs de BH deveriam ter mais linhas entre toda a região da cidade.
    Abraços!!!

    • Oi Henrique,
      Belo Horizonte é uma cidade muito agradável, mas o transporte deixa a desejar.
      Esperamos que o governo possa melhorar a quantidade em linhas disponíveis em metrô o mais breve, infelizmente o trabalho em relação a isso é bem lento.
      Obrigada pelo comentário.
      Abraços!

 

Deixe seu comentário