29 de novembro de 2012 Tag: , , ,

Plante uma árvore na Serra da Gandarela

O Parque Nacional da Gandarela tem como objetivo proteger e preservar a Serra da Gandarela. A Ikebana Flores apoia esta causa e, por isso, criou a campanha “Plante uma Árvore”.

plante uma árvore na serra da gandarela

 Com o intuito de chamar a atenção para a importância da preservação e manutenção da Serra da Gandarela, a Floricultura Ikebana Flores está lançando a campanha “Plante uma Árvore”.

O projeto vai acontecer em parceria com blogueiros de Belo Horizonte e tem como meta o plantio de árvores frutíferas em nome de todos aqueles que aderirem à campanha.

As mudas serão plantadas no próprio Parque da Gandarela e além de sua importância ambiental, terão o papel de simbolizar a união de pessoas que, assim como a Ikebana Flores, se preocupam com o futuro e com a utilização consciente dos recursos naturais encontrados na serra. O plantio será registrado e divulgado posteriormente através de fotos e vídeos, para que a cerimônia fique gravada e possa inspirar outras iniciativas como esta.

Para saber detalhes sobre a campanha, há um artigo disponível aqui (Blog da Floricultura)

Sobre a Serra da Gandarela 

A Serra da Gandarela abriga 1.054 nascentes, dentre as quais se destacam as do rio das Velhas e do Rio Conceição, que são afluentes dos rios São Francisco e Doce. Por conta disso, a serra é responsável por fornecer 60% da água consumida em Belo Horizonte e 43% da água que serve toda a Região Metropolitana. 

Preservação da serra da gandarela

Se não bastasse toda esta importância, a preciosidade do lugar vai além. Segundo o ICMBio (Instituto Chico de Medes de Conservação Ambiental), a serra possui um sistema de canga, que dá origem a uma reserva de 1,6 bilhões de métricos cúbicos de água.

Para proteger toda essa riqueza, está em andamento um projeto que prevê a transformação de 35.000 hectares da Serra da Gandarela em Parque Nacional, o que garante proteção integral de todo este espaço. O objetivo da criação do parque é ainda evitar explorações de recursos naturais de forma descontrolada e altamente prejudicial ao meio ambiente.

A Ikebana Flores apoia o projeto. Por isso, criou a campanha “Plante uma Árvore no Parque Gandarela”, que vai de encontro com a instauração do Parque Nacional e chama a atenção da população mineira sobre a importância de preservar e manter viva a Serra.

É com medidas como estas que se compartilha a conscientização ambiental e se trabalha a favor da natureza, mantendo-a protegida e segura para as próximas gerações.

Abraços!

P.S: O texto foi encaminhado por uma empresa de comunicação. O blog Abraço Mundo contribui com o projeto “Plante uma árvore” através da divulgação; acredito no recurso de recuperação do meio ambiente e sustentabilidade.

Imagens reprodução Google

     

    Deixe seu comentário