18 de junho de 2013 Tag: , ,

Circuito Cultural Praça da Liberdade

O Circuito Cultural Praça da Liberdade é formado pela Biblioteca Pública Estadual Luíz de Bessa, o Espaço TIM UFMG do conhecimento, Memorial Minas Gerais Vale, Museu das Minas e Metal e outros. A praça na cidade Belo Horizonte é um cartão postal que fica na região centro-sul; um convite  para momentos de  lazer, cultura e história.

O Museu que mais gosto é o Memorial Minas Gerais Vale, tem que apreciar com calma, são três andares de muita informação. Lá tem uma exposição permanente com fotografias de Sebastião Salgado, poemas de Carlos Drummond de Andrade, cheguei a ver a exposição com o trabalho de Guto Muniz, tem informação de moda, a sala com os quadros que contam sobre a Inconfidência Mineira, artesanato do Vale do Jequitinhonha.

No museu circuito cultural praça da liberdade tem frases de Carlos Drummond de Andrade

“O homem atrás do bigode
é serio, simples e forte.
Quase não conversa.
Tem poucos, raros amigos
o homem atrás dos óculos e do bigode.”

Carlos Drummond de Andrade

No circuito cultural praça da liberdade teve exposição trabalho Guto Muniz

Espaço Memorial Minas Gerais Vale no circuito cultural praça da liberdade

Gosto também de levar meu filho no prédio Minas e Metal, é um museu muito interativo e cheio de tecnologia. Tem um elevador virtual que “não funciona” mas permite a sensação de descida, enquanto a gente escuta uma história contada pelo guia Imperador Dom Pedo II. Tem uma mineradora em miniatura, tem química e informação de pedras preciosas de Minas Gerais.

Museu das Minas e Metal no circuito cultural Praça da Liberdade

O terceiro prédio do Circuito Cultural Praça da Liberdade que já fui mais de uma vez e que merece uma visita, tanto dos belorizontinos quanto dos turistas, é o espaço TIM UFMG do Conhecimento. Nele é possível ter contato com astronomia, a evolução da espécie humana, e o conhecimento científico;  através de muita tecnologia e interatividade. No hall de entrada tem espaço para um café com pão de queijo maravilhoso. Infelizmente não tenho fotografias desse prédio, vou providenciar.

Quer compartilhar suas impressões sobre o Circuito Cultural Praça da Liberdade? Deixa um comentário!

abraços!

     

    Deixe seu comentário