O que é um Cupom de Desconto?

Cupom de desconto são ofertas com lances

Fazer compras na Internet já não é novidade no Brasil, muito menos no resto do mundo. Adquirir produtos e serviços pelo universo virtual se torna prático para a rotina corriqueira de milhões de trabalhadores, que ainda podem pagar todas as suas contas sem se mover da frente de um computador.

Uma das formas de de adquirir estes produtos e serviços por um bom custo x benefício é através do chamado cupom de desconto, que já está consolidada em países como os Estados Unidos, chegou ao Brasil recentemente para desbancar a antiga febre brasileira: as compras coletivas. Mas, afinal, o que é um cupom de desconto? O que isso tem a ver com compras coletivas ou não?

O cupom de desconto se trata de uma plataforma exibida em um website, onde os internautas consumidores podem escolher entre tratamentos estéticos, diárias em um salão de beleza, aparelhos eletrônicos, gastronomia, livros, discos, filmes, pacotes turísticos, passagens aéreas, impressão de fotos digitais, artigos decorativos, objetos utilitários, bebidas e muito mais.

Uma das empresas que investem neste tipo de contato com os consumidores no Brasil é a Ricardo Eletro. Através do cupom de desconto Ricardo Eletro, é possível adquirir eletrodomésticos e móveis para casas, apartamentos e salas comerciais. Já nos Estados Unidos, restaurantes e pizzarias como a Pizzarella Pizza N’ Pasta, localizada na Flórida, oferecem descontos relevantes para quem apresentar o cupom e a caixa da pizza da última entrega. Em ambos os casos, as ofertas podem chegar a 70% de desconto. Vantajoso, não?

Para efetuar uma compra com esse tipo de oferta, você precisa acessar a plataforma de cupom de desconto, se cadastrar e realizar um lance no produto ou serviço desejado. Vários outros internautas farão a mesma coisa. É necessário atingir uma meta para que as empresas possam disponibilizar as vendas. Isso significa que fazer um lance é gratuito e você não precisa pagar por nada antecipadamente. Liberado o produto ou serviço, basta imprimir o cupom de desconto e se dirigir até o estabelecimento para usufruir, sem ter que marcar data e horário, exceto para os tratamentos estéticos, por exemplo.

O nicho de negócio do cupom de desconto é mais honesto e limpo com os consumidores por não existir a opção de compra através de cartão de crédito ou boleto bancário, passando maior segurança para a clientela. O oposto de tudo isso são as compras coletivas, então elas são bem diferentes do cupom de desconto. Nas compras coletivas, você paga antecipadamente pelo produto ou serviço desejado e deve combinar com o estabelecimento como você irá utilizar a oferta.

As compras coletivas possuem altos índices de reclamações e processos judiciais por parte dos internautas que buscam os seus direitos como consumidores por motivos de calote e burocracia na utilização das ofertas. Além disso, outros motivos para reclamação é o fato de que nem sempre os descontos são relevantes e também ocorrências de maus tratos na recepção do cliente no estabelecimento, que por ora tratam consumidores da oferta de uma forma e consumidores que estão pagando o valor integral de outra forma.

Mais um ponto a favor do cupom de desconto é a possibilidade de emitir as ofertas através de um aplicativo instalado em aparelhos celulares smartphones que sejam compatíveis com esta tecnologia. Também existem aplicativos que mostram estabelecimentos da sua cidade que estão anunciando em alguma plataforma de cupom de desconto. Autorizando suas redes sociais a acessar o aplicativo, a ferramenta também mostra quais dos seus amigos possuem um cupom de desconto e onde eles estão utilizando as ofertas.

cupom de desconto coca cola

Para quem pensa que o cupom de desconto surgiu neste ano, engana-se. A primeira oportunidade de oferta foi estabelecida pela fabricante Coca-Cola no ano de 1888 quando ainda nem existiam as impressoras e nem os computadores. A empresa convidou os consumidores a buscar um cupom de oferta e trocá-los pelo refrigerante Coca-Cola de graça. Nesta época, a gigante ainda buscava o seu posicionamento de marca no mercado, o que prova que qualquer empresa pode entrar no jogo das compras pela Internet.

Compartilhe sua experiência utilizando ofertas – cupom de desconto – nos comentários.

Abraços!

Veja também

Deixe seu comentário

Comentários

Viagem