O antigo está de volta: moda vintage e retrô

O estilo vintage e retrô está conquistando cada vez mais espaço na decoração e vêm deixando apaixonadas pessoas que resolveram tomar um caminho inverso ao da modernização, buscando um toque mais romântico, que traz de volta uma época que só vemos nos filmes e nos porta retratos.

Antes de falar qualquer coisa sobre essa nova/antiga tendência, precisamos entender bem a diferença entre um e outro.

estilo vintage ou retrô na moda

Aquele vestido que sua mãe usou quando fez quinze anos, aquela bolsa que sua tia amava quando era jovem e aquela máquina de costura que sua avó usava pra fazer suas roupas mas que você acha que vai ficar linda enfeitando a sua sala. Ou seja, tudo que é realmente antigo mas ainda é usado hoje em dia. Isso é  estilo vintage.

Já aquela saia meio armada de cintura alta que você comprou na loja semana passada, que é totalmente nova, mas inspirada em um estilo antigo, ou aquele toca discos moderno bem menor mas parecido com as vitrolas que você via anos atrás. Isso é retrô.

moda ou estilo vintage-style-bridesmaid-dresses

A grande vantagem do estilo vintage é que você pode ter muitas coisas em sua própria casa, além de poder encontrar alguns acessórios e móveis em lojas antigas e brechós, garantindo um preço mais acessível. Misturar os dois estilos também é legal pra dar um toque contemporâneo ao antigo. Depois é só usar a imaginação pra deixar tudo bem parecido com você.

Antes de pensar em comprar qualquer roupa é fundamental que você esteja bem ciente do que te agrada e te cai bem. É muito importante que você consiga inovar dentro do que gosta de verdade e criar sua própria identidade dentro do estilo em questão.

Saias de cintura alta (curtas ou um pouco abaixo do joelho), blusas com renda, cintos largos, óculos escuros e de grau bem grandes, lenços e broches. Muita estampa de bolinha e de flores. Tudo isso é essencial pra que você componha seu estilo. Tons pastéis dão um toque mais romântico e delicado e cores fortes trazem mais modernidade.

vestido estilo vintage ou retrô

MODA VINTAGE OU RETRÔ?

Já pra levar a sua casa direto pro tempo dos nossos avós, uma boa dica é frequentar as feiras de antiguidade, onde você pode encontrar raridades por um bom preço. Telefones, máquinas de costura, espelhos, ferros de passar roupa, poltronas ou qualquer coisa que traga boas lembranças… tudo pode ser transformado. Móveis antigos, por exemplo, ficam lindos com pinturas bem coloridas. Primeiro eles devem ser lixados e devemos verificar se os pés e encostos estão bem encaixados. Forrar com tecidos floridos também pode fazer com que pareçam mais conservados.

Algumas lojas vendem um tipo de papel adesivo com estampas de azulejos barrocos que podem transformar a sua cozinha de maneira bem rápida e prática. Adesivos com artistas da época também podem ser uma boa ideia pra decorar seu quarto.

Depois disso é só usar a imaginação. Colorir sua sala com flores do campo e usar garrafas de vidro, no lugar dos vasos, cria um ambiente totalmente vintage e romântico. Abajures podem transformar a iluminação do seu quarto e porta retratos com fotos em preto e branco dão um toque antigo às suas próprias recordações.

O que mais me encanta no estilo vintage é saber que cada uma dessas roupas, móveis ou acessórios são absolutamente carregados de histórias felizes e tristes, alegrias e dores de pessoas queridas e até mesmo de pessoas que nunca vou conhecer.

Se você também gosta dessa tendência, não perca tempo e comece agora. Converse com sua família, abra as gavetas e os baús da sua casa, revire e tire delas tudo que houver de antigo e bonito e transforme sua vida em um reflexo alegre do passado e em conjunto de muitas lembranças.

Abraços!

Veja também

Deixe seu comentário

Comentários

  1. Pingback: Abraço Mundo » Arquivos Tecido adesivo móvel de madeira | Decoração - Estilo de Vida
  2. Pingback: Abraço Mundo » Arquivos Fashion gifs sessão da tarde | Moda - Abraço Mundo
  3. Pingback: Abraço Mundo » Arquivos Espelho, espelho meu | Estilo de Vida - Abraço Mundo
  4. Pingback: Abraço Mundo » Arquivos Terninhos femininos é tendência no look | Moda - Abraço Mundo
  5. Pingback: Abraço Mundo » Arquivos Fashion gifs sessão da tarde | Moda - Abraço Mundo
  6. Pingback: Abraço Mundo » Arquivos Espelho, espelho meu | Estilo de Vida - Abraço Mundo
  7. Pingback: Abraço Mundo » Arquivos Oscar 2015, quem acerta o look? | Moda - Abraço Mundo
  8. Olá querida Cássia!

    Sou completamente apaixonada pelo estilo retrô, amo, amo. E foi exatamente por esse post, que descobri seu cantinho, um super achado por sinal.
    Venho te parabenizar pelo cantinho maravilhoso.
    Continue assim.

    Um Grande beijo

    http://novintage.blogspot.com.br/

    1. Oi Suanny,

      que bom gostou, espero em breve postar mais informações sobre esse estilo retrô ou vintage, que curto bastante.

      Obrigada por comentar e apareça mais vezes, abraços!

  9. Pingback: Inverno 2015 com 5 itens | Moda - Abraço Mundo | Abraço Mundo

Viagem