Mitos e verdades que minha avó contava

Desde o tempo que eu era criança, escutava a minha avó falar determinadas coisas que até hoje eu ainda vejo muita gente repetir. Tipo, comida quente não se coloca na geladeira, secar roupas atrás da geladeira, ou passar roupa ao poucos gasta menos luz. Pois bem, a maioria desses “conhecimentos” não passam de mitos.

mitos e verdades com ideia da vovó

Mas todo mito tem uma razão para existir, certo? Fiquem ligados então em algumas lorotas que eu separei para vocês e descubram um pouco mais sobre porque determinadas coisas são tão repetidas por aí.

Guardar comida quente estraga a geladeira

As pessoas sempre comentam sobre colocar ou não a comida quente na geladeira. Mas algumas perguntas sempre vem à minha cabeça: estraga o alimento, estraga a geladeira? Bom, vamos em parte. Quando colocamos o alimento quente na geladeira, o motor é obrigado a trabalhar mais para poder resfriar o alimento. Se sua geladeira não estiver no melhor estado de funcionamento, pode te dar a impressão de que está demorando demais para gelar os outros alimentos, por isso, fique atento. E o alimento? Pois bem, morando no Brasil com esse nosso abençoado calor de 40° graus é sempre bom estar atento aos alimentos que são deixados fora da geladeira. Agir com bom senso evita problemas, então é simples, use o equilíbrio e deixe o alimento esfriar um pouco e depois coloque na geladeira. Mas isso é apenas para poupar a geladeira. Não vai estragar se você colocar quente, mas em compensação se você esquecer de colocar na geladeira, o calor de um dia de sol é suficiente para acabar com a sua comida. Então atenção, é mito, mas não custa nada ficar atento.

mitos e vedades sobre a geladeira da vovó

Secar meias atrás da geladeira

Hoje em dia, cada vez menos geladeiras tem aquelas grades atrás que todo mundo usava para secar meias e até algumas roupas. Mas é verdade mesmo que fazer isso estragava a geladeira? Se você respondeu que SIM, está corretíssimo. Em casa, inúmeras vezes tivemos que ligar para a Assistência Técnica Brastemp – Belo Horizonte porque o motor da geladeira parava de funcionar. Isso porque, quando colocavamos as roupas lá, estamos diminuindo a quantidade de calor que a geladeira consegue dissipar, aumentando assim o trabalho do motor e o desgaste. Então já sabe, né? Esse não é mito. Se você ainda tem uma das geladeiras mais antigas, conserve ela não colocando nada para secar atrás.

Passar um pouquinho de roupa todo dia

Esse mito aí é um dos mais errados. Com a desculpa de não deixar acumular roupa, tem gente que fala que gasta menos energia passar todo dia, porque o ferro fica menos horas ligado. ERRADO. O ferro de passar roupa gasta energia toda vez que ele esfria e precisar ser esquentado novamente, ou seja, se você não deixar ele esfriar ele quase não vai gastar luz. Agora se todo dia você ligar o ferro para passar uma blusa só, pode apostar que sua conta de energia vai vir uma fortuna. Então para evitar surpresas, evite esse hábito. Ele dá as mãos para aquela velha história de abrir a geladeira toda hora. Gasta mais luz porque vai ter que repor o ar que saiu…

Fique atento para os mitos e verdades que a vovó contava porque às vezes tem um fundamento, mas procure sempre saber um pouco mais. Na dúvida, procure no manual de instruções do próprio aparelho ou converse com a assistência técnica. Isso vai te fazer evitar dores de cabeça e problemas futuros.

Compartilhe mitos e verdades da vovó!

abraços!

Veja também

Deixe seu comentário

Comentários

Viagem