11 de junho de 2014 Tag: , , , ,

Dicas para conhecer Ouro Preto MG

Com tanta beleza aqui por perto, escolhi Ouro Preto/MG para iniciar um guia de viagem com minha percepção sobre o interior mineiro. Engraçado que já comentei com algumas pessoas que é a cidade mais óbvia para conhecer perto de BH, então eu até preferia escrever sobre outros lugares pouco divulgados. Mas, no ano passado fiz uma enquete na FANPAGE do blog Abraço Mundo e Ouro Preto foi a cidade mais citada.

Dicas de viagem ouro preto mg

Esse post é um roteiro de férias com dicas de turismo em Minas Gerais, mais precisamente cidades próximas a Belo Horizonte.

Dá uma olhada na enquete da fanpage: Qual seria o seu destino de viagem próximo a Belo Horizonte?

Publicação by Abraço Mundo.

roteiro turístico Ouro Preto MG

>> Conheça pelo menos a igreja São Francisco de Assis, que fica próxima da feira pedra sabão e possui obras de Aleijadinho. Nem que seja para fazer uma fotografia na entrada, a igreja é uma das mais famosas na cidade. Não abre segunda-feira, verifique antes programação com horário.

>> Passe pela feira de pedra sabão com artesanato mineiro, fica quase em frente a igreja São Francisco de Assis.

>> Visite o Museu da Inconfidência Mineira que fica na praça Tiradentes, muita cultura e história brasileira. No final tem uma parada para o café, e posso dizer com propriedade que tomar um cafezinho em Ouro Preto são #outros500 na vida.

>> Vá em sentido à rodoviária e entre no parque Vale dos Contos, aí você desce da parte alta até a parte baixa por um horto maravilhoso, passando no final pelo Museu Casa dos Contos. No mapa do parque tem lanchonete, quando fui estava interditada e com pouca infra-estrutura de lazer. Leve água e lanches integrais.

>> A estação Ferroviária fica aberta de terça a domingo, o passeio com viagens de Maria Fumaça acontece somente no fim de semana – Eita que é tudo de bom uma vista da Maria Fumaça de Ouro Preto a Mariana, ida e volta.

saiba mais sobre Ouro Preto mg

Um fato interessante sobre a cidade é que possui duas características muito marcantes e extremamente opostas. Ao mesmo tempo que recebe influência religiosa e conservadora; sendo conhecida pelo número de belas igrejas ou arquitetura barroca. Também é cidade do carnaval, com várias repúblicas que acomodam os estudantes da UFOP. Portanto, a histórica Ouro Preto recebe turista de todas as idades. Só há uma ressalva para quem viaja com crianças que não gostam de fazer caminhadas e não se adequam às festas da noite.

Em Ouro Preto é possível conhecer obras de Aleijadinho e curtir grandes festas como o festival de inverno. Para quem não gosta de muita gente é bom pesquisar mais sobre os eventos, algumas ficam bem tumultuadas.

Outra grande questão sobre a antiga Vila Rica são as ruas calçadas em pedra sabão, bem estreitas, com ladeiras moldadas pelas casas que se agrupam junto parecendo apoiar umas nas outras. Fica difícil locomover de carro, para caminhadas use sapatos salto baixo e confortável.

Ouro Preto possui uma variedade enorme em pousadas e hotéis, dos mais luxuosos aos mais simples, são super aconchegantes nessa época do ano. Da penúltima vez que fui à cidade fiquei na pousada Solar da Ópera situada na rua Direita, tem café da manhã com um chá da tarde incluído na diária. A vantagem de ficar bem próximo á praça Tiradentes é também ficar no ponto central de onde tudo converge.

Confere o guia com os 26 melhores estabelecimentos de hospedagem na cidade.

A comida mineira é um capítulo à parte, vale sair da dieta e aproveitar as delícias de Minas Gerais. Aproveite!

O que acharam desse roteiro de Ouro Preto? É irresistível, não é mesmo?

Abraços!

     

    Deixe seu comentário