3 filmes dos anos 90 para assistir em 2015

Oi gente, tudo bem? A dica de hoje são 3 filmes para você colocar na sua lista de 2015, foram lançados nos anos 90 e podem ser assistidos em qualquer época. Estou sempre em busca de filmes antigos interessantes, tudo bem que anos 90 não é tão passado, mas com tudo acontecendo tão rápido a gente acaba perdendo vários lançamentos. Até quem gosta bastante de cinema não deve conseguir acompanhar todas as novidades do ano, só para ter uma ideia fui assistir 12 anos de escravidão no final de 2014.

Outra questão importante é que no interior do Brasil não tem salas de cinema, é preciso esperar o lançamento em DVD ou TV a cabo. Tem alguns programas para baixar filme online, como Ares Galaxy, por exemplo. De vez em quando encontro alguns no YouTube, porém desses 3 que vou indicar só encontrei o primeiro com uma dublagem muito ruim; o jeito é baixar mesmo em programas apropriados ou alugar.

Anota aí:

Filmes dos anos 90 para assistir já

Assisti esse filme quando iniciei um curso na faculdade de Pedagogia, foi colocado para análise em aula de psicologia. A intenção em sala foi abordar o tema: inteligência e outros fatores como característica hereditária ou não? É bacana poder discutir o assunto com alguém que tem uma visão diferente. No caso do filme Gattacca, apesar de ser uma história de ficção científica, fica bem claro o hábito de questionar os seus próprios limites, construir uma vida pautada na determinação e que hereditariedade influencia menos do que pensamos. É o tipo de filme motivacional para equipes de trabalho.

Em Gattaca, Vincent Freeman (Ethan Hawke) nasce como um “inválido”; ele apresenta problemas de coração e perspectiva de vida até 32 anos.  É baseado em um futuro no qual os seres humanos são criados geneticamente em laboratórios, por isso os pais conseguem escolher as características dos seus próprios filhos; o que não é o caso de Vincent, que foi concebido biologicamente. É incrível como o personagem consegue driblar todas as expectativas de vida, em relação a ele, para entrar em uma grande corporação. Vale a pena assistir esse filme que tem um elenco de primeira, como Uma Thurmam e Jude Law.

Filme dos anos 90 para assistir em casa

O segundo filme é Regras da Vida, que discute questão como aborto, violência sexual, incesto e exercício da medicina ilegal. É um drama romântico com Charlize Theron, Tobey Maguire e Michael Caine. Em uma crítica no Cinema em Cena ele é caracterizado como regular, realmente é um dos filmes mais polêmicos que já assisti, mas gosto tanto dele que comprei para ter em casa. Fora o fato que não curti muito o ator Tobey Maguire para o personagem, é um tipo de roteiro para analisar valores de vida como objetivo.

Esse filme foi baseado no best-seller de John Irving, lançado em 1999 e teve 7 indicações ao Oscars, premiado como melhor roteiro adaptado e melhor ator coadjuvante para Michael Caine.

Pulp Fiction é um clássico do cinema anos 90

Já Pulp Fiction é um clássico de Quentin Tarantino que faz jus ao nome “tempos de violência”. Dois assassinos profissionais na Los Angeles dos anos 90, dão uma pitada de humor, John Travolta e Samuel L. Jackson. Também foi indicado a sete oscars e ganhou o prêmio de melhor roteiro original.

Uma Thurman foi indicada ao prêmio de melhor atriz coadjuvante, a cena da dança com John Travolta foi uma das mais marcantes. As músicas são um detalhe a parte, é uma variedade de rock, soul e pop;  você pode ouvir toda a trilha no Vagalume, uma das minhas preferidas é “Let’s Stay Together” e “Surf Rider”.

Depois do Oscar 2015, essa é uma boa dica para você que ainda não consegue assistir os lançamentos desse ano. Esses são 3 filmes para assistir já ou do tipo que vale a pena ver de novo. O que acham?

Abraços!

Veja também

Deixe seu comentário

Comentários

Viagem