18 de março de 2015 Tag: , , ,

Jeito tropical é coleção sustentável

Oi gente tudo bem? Ano passado recebi um e-mail da estilista – Iáskara Isadora – que desenvolve moda com foco na sustentabilidade. Achei super interessante a coleção Jeito Tropical,  o trabalho com peças derivadas da reciclagem de sacos de cimento. Então, resolvi pesquisar um pouco mais e compartilhar aqui no blog o que Minas Gerais tem de mais inovador no mercado da moda em termos de preservação do meio ambiente.

Pra quem ainda não sabe, a moda mineira é conhecida pelo seu estilo artesanal, de qualidade impecável. Existem na capital no mínimo três faculdades voltadas para esse mercado. Além disso, em Belo Horizonte acontece anualmente o Boulevard Fashion Design, um concurso para novos estilistas. Foi para esse concurso que Iáskara Isadora desenvolveu, junto com Valquiria Maia, a coleção “Jeito Tropical”.

Moda sustentável e Jeito Tropical

Sua coleção mais atual é de noivas, onde traz um material totalmente inovador e único, silhuetas inusitadas, pouco utilizadas em casamentos. Sempre com esse foco na sustentabilidade, busca novos materiais e técnicas favoráveis ao meio ambiente para aplicar na moda.

Questões:

Como foi a elaboração da coleção Jeito Tropical?

O concurso tinha o tema “Brasil”, partindo do assunto escolhido criamos a coleção. Primeiro escolhemos as técnicas empregadas, logo depois pensamos em formas que remetessem a mulher brasileira, criamos as peças em conjunto, buscamos uma matéria prima sustentável, fizemos tingimentos com vegetais e posteriormente começamos com o processo de produção das peças, totalmente artesanal.

Qual foi o conceito desse trabalho?

Uma moda sustentável que enalteça a mulher brasileira. Procuramos passar esse conceito através de técnicas rusticas e formas curvilíneas.

Qual é o tempo de produção para cada coleção?

O tempo de produção durou cerca de 3 meses, um prazo curto para a realização das peças. Contudo, passamos mais de 12 horas por dia trabalhando no projeto.

Iáskara diz ainda que, produz uma nova coleção de seis em seis meses e mesmo sendo um trabalho totalmente sustentável, segue o calendário da moda brasileira. A partir de 2015 “começarei a lançar anualmente uma coleção de verão, uma de inverno e uma de noivas (de papel). E a Valquiria planeja lançar uma linha mais acessível e disponibiliza-la em vários pontos de vendas em Belo Horizonte.”

Para quem se interessou nesse belo trabalho a estilista ainda não atende em um atelier, mas planejam para 2015 uma sede física. As peças são comercializadas ao consumidor final com atendimento em domicilio, sob agendamento de horários e também pelos sites.

Emails de contato das estilistas

Iáskara Isadora contato@iaskaraisadora.com  
Valquíria Maia valquiria.maia@hotmail.com

Bacana esse trabalho de moda sustentável, não é mesmo? Caso tenha uma dica ou queira compartilhar novas ideias sobre o assunto, mande e-mail para blog Abraço Mundo.

Abraços!

 

Deixe seu comentário