Conheça Minas Gerais nas festas juninas

Olá, amo festa típica, inverno e viagens. Portanto o tema hoje é sobre aproveitar a festa junina para conhecer o melhor Minas Gerais.

As festas acontecem entre os meses de junho e julho, mas há três datas específicas que são mais marcantes no calendário junino: 13 de junho, festa do Santo Antônio, o “Santo Casamenteiro”; 24 de junho, festa de São João; e em 29 de junho, comemora São Pedro e São Paulo, alicerce da Igreja Católica no Brasil.

Festa Junina próximo a BH

O famoso Santo Casamenteiro é padroeiro de diversos municípios, entre eles Diamantina, Ouro Preto e Sete Lagoas. São várias festas em homenagem a este santo, entre elas o Arraial do Carmo, na cidade de Mariana; o Arraiá do Povão, em Conselheiro Lafaiete e Esmeraldas; e a Corrida da Fogueira, em Patrocínio e Muriaé.

São João também tem grande espaço nas festividades, que acontecem em dezenas de cidades e municípios, como o Arraial de São João, em Caratinga, e o Morro de São João, em Ouro Preto, município famoso por sua arquitetura.

Festas juninas em Minas Gerais

Caracterização e roupas para festa junina

A festa em si traz jogos e decorações em comum. Apesar das várias procissões e promessas realizadas nessa época, também há espaço para diversão. Brincadeiras (como o correio elegante e a pescaria), barraquinhas de comidas típicas (quentão, ambrosia, pé-de-moleque, etc.). Sem esquecer das roupas características, como os vestidos floridos e a camisa xadrez colorida. Algumas cidades mantém a tradição das fogueiras e danças, como o forró e quadrilha.

Apesar da festa junina ser consagrada na região Nordeste do Brasil, a tradição também é forte  no estado de Minas Gerais, portanto para quem mora em BH e gosta de viajar, não é preciso ir muito longe. São várias cidades com festa típica! Para quem ainda não pode viajar, aproveite a festa junina em Belo Horizonte.

Abraços!

Veja também

Deixe seu comentário

Comentários

Viagem