Turismo em Congonhas – MG

Nõ sabe o que fazer na cidade de Congonhas? Vem que eu te conto sobre essa cidade que é mais do que uma região turística, algumas pessoas também vão para estudar ou trabalhar na mineração. Quem mora em Belo Horizonte pode fazer um passeio de final de semana, bate-volta, são apenas 70 quilômetros de distância. Declarada pela UNESCO como patrimônio cultural da humanidade, é um marco da arte barroca brasileira com a grandiosidade das obras de Aleijadinho, que deixou ali um legado artístico memorável.

Basílica de Congonhas em Minas Gerais

Visite Congonhas em MG

Os pontos turísticos misturam fé, arte e natureza. No Santuário de Bom Jesus de Matosinhos, tem a Basílica e mais seis capelas no jardim, Aleijadinho esculpiu, em pedra-sabão, as imagens célebres dos doze profetas. Milhares de visitantes, do Brasil e do mundo, são atraídos ao Jardim dos Passos para conhecer essas maravilhas em Congonhas – Minas Gerais.

O Santuário também é centro de peregrinação, com uma grande romaria no mês de setembro, esse evento chamado de Jubileu traz uma multidão para Via-Sacra. Outras festas acontecem no na cidade como o festival da Quitanda em Maio, além de eventos esportivos.

Já acompanha o blog Abraço Mundo no Instagram? Eu posto várias fotos e informações durante minhas viagens, além disso gravo Stories dos restaurantes e hotel.

Confira ainda em Congonhas – MG:
– O Museu da Imagem e Memória: localizado na rua conhecida como “ladeira da memória”, o velho casarão guarda documentos e objetos antigos ligados à memória de Congonhas.

– O Parque da Cachoeira: boa opção para quem prefere o turismo ecológico ou prática esportiva. Inaugurado em 1984, o Parque oferece infraestrutura de lazer, além de quadras, piscinas, áreas para camping, etc. Nas proximidades da cachoeira Santo Antônio, o local está cercado por uma área preservada de 70,4 mil m².

Caminhos para Congonhas - MG

Dicas de Congonhas Minas Gerais

Chegada pela Estrada Real, vale a pena pesquisar a rota no Google
Quem deseja iniciar seu passeio histórico antes mesmo de pôr os pés em Congonhas, uma dica é ir à cidade pela antiga Estrada Real. Construída no século XVII pelos portugueses, ela servia para transportar ouro e diamantes até os portos do Rio de Janeiro.

Considerada a maior rota turística brasileira, a Estrada Real possui 1.630 quilômetros de extensão, ligando Minas a Rio de Janeiro e São Paulo. O viajante passará por Ouro Preto e seu antigo distrito, a atual cidade de Ouro Branco; região conhecida pelo seu riquíssimo conjunto arquitetônico e paisagístico (destaque para o Pico Itacolomy!).

Dicas Congonhas Minas Gerais

Onde se hospedar em Congonhas – MG
Eu fiquei na Pousada Circuito dos Inconfidentes, fica uns três quarteirões da Basílica, é uma hospedagem que mistura o rústico com moderno e recomendo muito. Dentre as hospedagens mais bem avaliadas pelos turistas, destacam-se o Hotel Fazenda Paraíso da Serra; o Casarão da Pedra; Hotel Colonial Cova do Daniel e o Max Mazza Hotel.

Para quem preferir ficar no centro comercial a opção é o Max Mazza hotel, tem um posto de gasolina ao lado, um supermercado e a choperia Xeque-Mate (abre a partir das 17h) na frente. Você estará perto do prédio histórico da Biblioteca Municipal e Prefeitura, com opção de almoço barato no Bell Freezer, tudo bem próximo um do outro.

Já o Hotel Colonial Cova do Daniel, é praticamente um vizinho do Santuário de Bom Jesus de Matosinhos e tem opção de restaurante para quem quiser comer por ali mesmo. Outra opção onde comer é a casa da Ladeira na região da Basílica. Aproveite para comer outras delícias no Santíssimo Bistrô que fica anexo ao Museu de Congonhas. Aprecie as montanhas de Minas Gerais e depois me diga, é ou não é uma maravilha da natureza?

Abraços!

Veja também

Deixe seu comentário

Comentários

Viagem