5 de abril de 2017 Tag: , ,

Turismo em Congonhas – MG

A cidade de Congonhas está localizada a 70 quilômetros de Belo Horizonte, sendo ideal para um passeio de final de semana para quem mora na capital mineira. Declarada pela UNESCO como patrimônio cultural da humanidade, é um marco da arte barroca brasileira. Quem viu o vídeo do apresentador e jornalista Zeca Camargo em Congonhas – MG? Então no vídeo ele comenta a grandiosidade das obras de Aleijadinho, que deixou ali um legado artístico memorável.

Basílica de Congonhas em Minas Gerais

Visite Congonhas em MG

Os pontos turísticos misturam fé, arte e natureza. No Santuário de Bom Jesus de Matosinhos, tem a Basílica e mais seis capelas no jardim, Aleijadinho esculpiu, em pedra-sabão, as imagens célebres dos doze profetas. Milhares de visitantes, do Brasil e do mundo, são atraídos ao Jardim dos Passos para conhecer essas maravilhas em Congonhas – Minas Gerais.

Já acompanha o blog Abraço Mundo no Instagram? Eu posto várias fotos e informações durante minhas viagens, além disso faço gravações no Stories dos restaurantes e hotel.

Confira ainda em Congonhas – MG:
– O Museu da Imagem e Memória: localizado na rua conhecida como “ladeira da memória”, o velho casarão guarda documentos e objetos antigos ligados à memória de Congonhas.

– O Parque da Cachoeira: boa opção para quem prefere o turismo ecológico ou prática esportiva. Inaugurado em 1984, o Parque oferece infraestrutura de lazer, além de quadras, piscinas, áreas para camping, etc. Nas proximidades da cachoeira Santo Antônio, o local está cercado por uma área preservada de 70,4 mil m².

Caminhos para Congonhas - MG

Dicas de Congonhas Minas Gerais

Chegada pela Estrada Real, vale a pena pesquisar a rota no Google
Quem deseja iniciar seu passeio histórico antes mesmo de pôr os pés em Congonhas, uma dica é ir à cidade pela antiga Estrada Real. Construída no século XVII pelos portugueses, ela servia para transportar ouro e diamantes até os portos do Rio de Janeiro.

Considerada a maior rota turística brasileira, a Estrada Real possui 1.630 quilômetros de extensão, ligando Minas a Rio de Janeiro e São Paulo. O viajante passará por Ouro Preto e seu antigo distrito, a atual cidade de Ouro Branco; região conhecida pelo seu riquíssimo conjunto arquitetônico e paisagístico (destaque para o Pico Itacolomy!).

Dicas Congonhas Minas Gerais

Hotéis em Congonhas
Eu fiquei na Pousada Circuito dos Inconfidentes, fica uns três quarteirões da Basílica, é uma hospedagem que mistura o rústico com moderno, recomendo muito. Tem ótima avaliação no site Booking.com e dentre as hospedagens mais bem avaliadas pelos turistas, destacam-se o Hotel Fazenda Paraíso da Serra; o Casarão da Pedra; Hotel dos Profetas; Hotel Colonial Cova do Daniel e o Max Mazza Hotel. Todos possuem opções variadas de acomodações (de standard ao padrão luxo) e estão bem localizados.

O Hotel Colonial Cova do Daniel, por exemplo, é praticamente um vizinho do Santuário de Bom Jesus de Matosinhos. O Casarão da Pedra também não fica longe dali (apenas 800 metros da Basílica). O Hotel dos Profetas e o Max Mazza também estão no perímetro central de Congonhas. Paraíso da Serra ainda dispõe de chalés duplos e suítes com banheira de hidromassagem.

Aproveite para comer as delícias de Minas no restaurante do Hotel Colonial Cova do Daniel ou no Santíssimo Bistrô que fica anexo ao Museu de Congonhas. Aprecie as montanhas de Minas Gerais e depois me diga, é ou não é uma maravilha da natureza?

Abraços!

 

Deixe seu comentário