Viajar de Ônibus ou de Avião? Como escolher a melhor opção

Responde rápido, sem pensar! Provavelmente a maioria respondeu viajar de avião, por ser mais rápido e devido às promoções interessantes, que faz o preço da passagem aérea ficar tão econômico quando uma viagem de ônibus.

Viajar de ônibus ou avião

De acordo com o site do Mtur mais de 60% dos brasileiros optam por viajar de avião, quando é de um estado para outro no país. Além disso, alguns ainda preferem viajar de carro com a família, mesmo em distância longa.

E aí, como escolher a melhor opção?

Existem alguns critérios que podem fazer você rever conceitos, optando por viajar de ônibus, mesmo que pareça desconfortável, entediante ou qualquer outro argumento que tenha.

Viagens de ônibus

A ilustração acima exemplifica alguns motivos a serem considerados no momento de escolher o meio de transporte. O que você deve ter em mente durante o planejamento de sua próxima viagem, para escolher entre aéreo ou rodoviário e não ter surpresas desagradáveis.

  • Excesso de Bagagem

Se você optar por fazer uma viagem durante um período longo, provavelmente terá que levar uma quantidade maior de roupas, acessórios. O excesso de bagagem pode custar bem mais caro na companhia aérea, já que em viagens de ônibus é permitido 30kg grátis por pessoa e levar 5kg como bagagem de mão. Pensando na hipótese de você fazer uma viagem de compras, como São Paulo. Outro exemplo, Foz do Iguaçu que estive em julho, fica próximo Cidade del Leste (Paraguai ) e muitas pessoas vão com intuito de adquirir bebidas, eletrônicos ou perfumaria no Duty Free,  também é o caso de pensar no excesso de bagagem com custos da companhia aérea.

  • Viagens dentro do próprio estado

Eu escolhi o mapa do estado de MG, que é por onde eu mais viajo de ônibus, sendo o quarto maior em área territorial do Brasil. Muitas cidades não possuem aeroportos ou opção de vôos. Como é um estado extenso, isso torna uma viagem longa para quem precisa ir do sul ao norte, enfrentando às vezes mudança de empresa durante o percurso. Isso é realmente uma das questões mais problemáticas no turismo brasileiro, já que não temos a opção do aéreo. Ai você me diz: Por que não viajar de carro? É preciso levar em consideração a sua experiência em dirigir, com quantas pessoas você vai fazer a viagem, se o custo do combustível vai compensar e a disposição que o motorista tem para dirigir. Viajar de carro tem vantagens e desvantagens! Se for longo percurso, precisa ainda levar em consideração, parar e dormir em algum lugar, o que aumenta os custos da viagem.

  • Excesso de cansaço

Se você tiver muito cansado é preciso verificar o número de conexão que vai fazer durante uma viagem de avião, quanto tempo terá que permanecer no aeroporto, lembrando que em muitos casos não terá opção para dormir. Já se viajar de ônibus, em alguns casos você tem a opção de escolher um carro leito podendo dormir durante todo o percurso. Ou fazer a viagem durante período da noite, dormindo e descansando mais do que em uma viagem aérea. O fato de estar cansado também descarta a possibilidade da viagem de carro.

  • Valores da passagem 

Se você decidir por uma viagem de última hora, provavelmente não encontrará preços atraentes na companhia aérea. Nem por isso precisa desistir de viajar, dependendo do tempo de antecedência, mesmo não encontrando um bom preço para viajar de avião, é possível encontrar passagem de ônibus com preços irresistíveis. Algumas empresas como a Útil oferecem 30% de desconto em passagens compradas com antecedência. Já se você for de MG e viajar de ônibus no estado da Bahia, ficará impressionado com o preço da passagem, é bem mais barato. Se economizar durante a viagem está em seus planos, vale a pena conferir a diferença dos valores entre aéreo e rodoviário.

E aí, o que você acha dessas dicas sobre viajar de ônibus ou de avião?

abraços!

Veja também

Deixe seu comentário

Comentários

Viagem