Catas Altas, a cidade fictícia de São Miguel

Nesse post vou falar sobre Catas Altas, o que fazer na cidade, onde comer e como esse pequeno município, do interior de MG, virou uma cidade fictícia para uma minissérie da Rede Globo.

Uma cidade típica mineira, com menos de 6.000 habitantes, localizado a 122 km da capital Belo Horizonte, envolta pela Serra do Caraça.

Fica na região da Estrada Real, Circuito do Ouro e tem mais de 300 anos, compondo roteiro entre Serras.

Você pode chegar na cidade vindo por BH, Ipatinga, Santa Bárbara ou por Ouro Preto e Conselheiro Lafaiete.

Igreja matriz Catas Altas

Matriz com a serra ao fundo Catas Altas

A praça principal tem uma matriz imponente de valor histórico, no entorno as casas tem um charme peculiar, recebeu carinhosamente o nome de presépio de Minas Gerais.

Provavelmente por esse motivo a Rede Globo escolheu a cidade para cenário da minissérie “Se eu Fechar os Olhos Agora”, baseado no livro homônimo do jornalista Edney Silvestre.

O centro histórico foi transformado para a minissérie, que acontece na década de 60. As casas foram pintadas preservando suas características iniciais, houve reforço nas cores bordô, bege, verde claro, um pouco de ilustração e letreiros.

A cidade ficou ainda mais charmosa!

Catas altas Cidade Fictícia São Miguel

Catas altas ou Se eu fechar os olhos agora

Para comer na cidade eu indico 3 lugares: LaViolla, onde pedi um prato com filé ao molho de queijo canastra (perfeito!). Cateretê Café Bistrô para fazer um lanche e tem almoço, servem risoto, panqueca, entradinhas. Além do Armazém, que é um barzinho com música ao vivo, lá eu pedi uma porção de folha de peixinho.

Catas Altas oferece boas atrações culturais como encontro esportivo, evento gastronômico, festa do vinho e festas religiosas.

Além disso, oferece a oportunidade de muito contato com a natureza, é claro! Uma ótima opção de passeio para o fim de semana em família e para quem está em busca de um pouco de tranquilidade. São inúmeras opções de cachoeiras, ideal para conectar corpo e mente interligado ao meio ambiente!

Cassia Santana

Cassia Santana Catas altas

Um grande aqueduto de pedras em ruínas formam a paisagem de um dos pontos turísticos mais visitados da cidade. O Bicame de Pedras fica localizado alguns kilômetros do centro de Catas Altas, o monumento foi construído em 1792 e hoje possui cerca de 100 metros.

Próximo fica a Lagoa Azul e a cachoeira Quebra Ossos, com uns pocinhos bem rasos, sem o menor perigo! Outro aqueduto de pedras é o Mundéu, localizado nos fundos da pousada das Nascentes, que fica no Morro da Água Quente.

Também tem a cachoeira do Mundéu, com alguns poços, eu achei mais apropriado contratar um guia.

Cassia Santana

O que fazer em Catas altas

Outros passeios para quem gosta de estar em contato com a natureza são o Vale das Borboletas, formado por poços naturais e riachos de águas límpidas. Está localizado em uma propriedade particular e só é possível visitar com um guia local, mediante ao pagamento de uma taxa de visitação.

  • Agente de turismo Catas Altas: 31 9 89102590 – Danilo
  • Pousada Portas da Lua: 31 9 86019687

Para acompanhar mais sobre viagens pelo Brasil, Follow me no Instagram @abracomundo

Aproveite algumas dicas para organizar melhor a sua viagem
  • Caso tenha interesse em alugar um apartamento ou casa, se cadastre no Airbnb. Clicando no link você ganha um crédito de $130,00 para sua primeira viagem, além disso é uma forma bem interessante para economizar.
  • Se preferir reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo pelo Booking sem pagar nada a mais por isso.
  • Para fazer pesquisa de passagem aérea utilize o site da MaxMilhas, você ganha um crédito de $20,00 na primeira compra.

Abraços!

Veja também

Viagem