20 de novembro de 2017 Tag: ,

O que fazer em Catas Altas, a cidade fictícia de São Miguel

Nesse post vou falar sobre Catas Altas, o que fazer na cidade, onde comer e como esse pequeno município, do interior de Minas Gerais, virou uma cidade fictícia para uma minissérie da Rede Globo.

Uma cidade típica mineira, com menos de 6.000 habitantes, localizado a 122 km da capital Belo Horizonte. Fica na região da Estrada Real, Circuito do Ouro e tem mais de 300 anos, compondo roteiro entre Serras. Você pode chegar na cidade vindo por BH, Ipatinga, Santa Bárbara ou por Ouro Preto, Conselheiro Lafaiete.

Igreja matriz Catas Altas

Matriz com a serra ao fundo Catas Altas

A praça principal tem uma matriz imponente de valor histórico, no entorno as casas tem um charme peculiar, provavelmente por esse motivo a Rede Globo escolheu a cidade para cenário da minissérie “Se eu Fechar os Olhos Agora”, baseado no livro homônimo do jornalista Edney Silvestre.

O centro histórico foi transformado para a minissérie, que acontece na década de 60. As casas foram pintadas preservando suas características iniciais, houve reforço nas cores bordô, bege, verde claro, um pouco de ilustração e letreiros. O que deixou tudo muito mais charmoso!

Catas altas Cidade Fictícia São Miguel

Catas altas ou Se eu fechar os olhos agora

Para comer na cidade eu indico 3 lugares: LaViolla, onde pedi um prato com filé ao molho de queijo canastra (perfeito!). Cateretê Café Bistrô para fazer um lanche e tem almoço, servem risoto, panqueca, entradinhas. Além do Armazém, que é mais um barzinho com música ao vivo, lá eu pedi uma porção de folha de peixinho.

Catas Atas oferece boas atrações culturais, além de muito contato com a natureza, é claro! Uma ótima opção de passeio para o fim de semana em família e para quem está em busca de um pouco de tranquilidade. Se você gosta de cachoeiras, vai encontrar ótimas opções na cidade. As opções mais acessíveis são a Cachoeira da Valéria que possui a água em um tom esverdeado e a Cachoeira do Maquiné que possui uma queda de 12 metros de altura e a água com uma coloração dourada. Essa cachoeira também possui pequenas quedas e um poço de meio metro de profundidade. Excelente para refrescar o corpo e relaxar a mente!

Cassia Santana

Cassia Santana Catas altas

Um grande aqueduto de pedras em ruínas formam a paisagem do ponto turístico mais visitado da cidade. O Bicame de Pedras fica localizado a 12 km de Catas Altas, o monumento foi construído em 1792 e hoje possui cerca de 100 metros. Próximo fica a Lagoa Azul e a cachoeira Quebra Ossos, com uns pocinhos bem rasos, sem o menor perigo! Outro aqueduto de pedras é o Mundéu, localizado nos fundos da pousada das Nascentes, que fica no Morro da Água Quente. Também tem a cachoeira do Mundéu, com alguns poços, eu achei mais apropriado contratar um guia.

Cassia Santana

O que fazer em Catas altas

Outros passeios para quem gosta de estar em contato com a natureza são o Vale das Borboletas, formado por poços naturais e riachos de águas límpidas. Está localizado em uma propriedade particular e só é possível visitar com um guia local, mediante ao pagamento de uma taxa de visitação. É um passeio imperdível, que vai agradar toda a família.

  • Agente de turismo Catas Altas: 31 9 89102590 – Danilo
  • Pousada Portas da Lua: 31 9 86019687

Para acompanhar mais sobre viagens pelo Brasil, Follow me no Instagram @abracomundo

Desculpe, os comentários estão fechados nesse momento.