Histórias do Japão no Brasil

Há muitas Histórias do Japão no Brasil, desde a chegada dos primeiros imigrantes em nosso país até os dias atuais. É o dia a dia no bairro da Liberdade em São Paulo, são as memórias do Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil, é a marca japonesa de um carro que passa na rua, entre outras inúmeras situações do cotidiano. A cultura japonesa no Brasil foi contextualizada por uma sinergia que modernizou os ideais de compartilhar o que faz diferença no mundo, sem perder suas referências de coragem, lealdade, disciplina, hierarquia, além do pensamento no coletivo.

O Japão parece um destino turístico inalcançável para muitas pessoas que moram no Brasil, são 12 horas de diferença de fuso horário. Mas, saiba que a maior concentração de japoneses e descendentes fora do Japão está aqui em nosso país. A relação entre Brasil e Japão é muito mais profunda do que parece e aprender sobre ela é ótimo para aumentar nosso conhecimento cultural e histórico.

Navio Imigração Japão Brasil Bandeira do Japão e Brasil

A história da imigração

Entre final do século XIX e início do XX, o Japão enfrentava problemas de superpovoamento e falta de recursos e estimulou a emigração com negociações com outros países. Um desses foi o Brasil, que enfrentava falta de mão de obra para trabalhar nas fazendas de café, por causa da recente abolição da escravidão.

Oficialmente em 18 de junho de 1908 chegou em Santos o primeiro navio com mais de 150 famílias japonesas, tradicionalmente camponeses de regiões pobres. Essa data é celebrada até hoje, e esse ano foi comemorado 110 anos da imigração.

No começo a situação era delicada, com as dificuldades dos japoneses se acostumarem devido ao choque cultural. Era tudo muito diferente para os japoneses, desde o vestuário, passando pelos costumes, biotipo, até alimentação. Por esse motivo existem organizações com intuito de promover a qualidade de vida e a cultura do Japão no Brasil.

Cultura do Japão no Brasil

As comunidades japonesas

Os primeiros imigrantes japoneses chegaram por São Paulo, mas existem comunidades espalhadas no Paraná, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais e outros estados do Brasil. As comunidades tem como característica ser um local de lojas típicas com produtos e comidas japonesas, além da decoração peculiar nas ruas e os festivais tradicionais. É um ponto não só para os imigrantes viverem sua cultura como para brasileiros experimentarem um pouco da cultura japonesa no Brasil.

São Paulo concentra a maioria dos japoneses, por ter sido a porta de entrada das primeiras gerações. A segunda maior comunidade é no Paraná, com destaque para Assaí (15% dos moradores são japoneses), onde inclusive são realizados festivais como o Bon Odori e o Tanabata.

Pavilhão Japonês em São PauloJardim Japonês

Imergindo na cultura

Enquanto viajar para o Japão não é para todo mundo, dá para aproveitar um pouquinho da cultura de lá bem perto, inclusive em um parque como o Ibirapuera. Dentro do parque tem o Pavilhão Japonês, com um jardim lindo e muita referência oriental. Você pode visitar cidades com influência japonesa, participar dos festivais típicos e quem sabe fazer algum curso de culinária japonesa ou aprender o idioma. A oferta de cursos de japonês no Brasil é bem extensa, escolas como Kumon, Yázigi e Wizard são algumas que fornecem as aulas. O que importa é se aventurar e sair da zona de conforto para aproveitar ao máximo da nossa riqueza cultural em sintonia com a de outros países.

Eu fiz uma imersão cultural nipobrasileira a convite do Bagagem de Memórias com apoio de empresas que acreditam nas relações entre Brasil e Japão.

Parceiros II japão BR

Abraços!

Veja também

Deixe seu comentário

Comentários

  1. Cassia,
    Muito obrigada pela sua participação no II Japão.br!
    Fico muito feliz em saber que vc gostou e que aprendeu um pouquinho dessa fascinante cultura (sou suspeita para falar).

Viagem