Roteiro City Tour João Pessoa

Seu próximo destino de viagem é João Pessoa? Aqui tem dicas sobre o que fazer na cidade, já que o objetivo é compartilhar um roteiro resumido com minha experiência de quatro dias na capital da Paraíba.

Artesanato João Pessoa na Para[iba

Melhor Época do Ano

Se você gosta de sol, quer aproveitar as praias, prefira viajar no verão, período em que a temperatura do mar está agradável e há pouca incidência de chuva. Porém é época de alta temporada e quando a cidade fica mais cheia de turistas.

Se quer aproveitar esportes aquáticos, como windsurf ou kitesurf, os meses ideias são julho, agosto e setembro, quando o vento forte propicia a prática deles na praia de Intermares.

João Pessoa tem potencial para atender a muitos gostos a um custo bem abaixo dos praticados em outras cidades do Nordeste, também é uma das mais seguras.

No carnaval João Pessoa é um ótimo destino para quem busca descanso e tranquilidade, está muito próxima de Recife, onde realmente ocorrem as folias.

Em junho as festas juninas são famosas agitando a cidade, lembrando que está apenas 144km de Campina Grande que é onde acontece o maior São João do Brasil.

Leia também sobre As Festas Juninas de Minas Gerais

Shopping Rural em Tambaba na Paraíba

Dica adicional – Planeje sua viagem para que aconteça em uma semana de lua cheia ou nova, períodos de maré baixa que favorece diversos passeios como ida as piscinas naturais do Seixas.

Praias

Sem dúvida, o maior atrativo da capital paraibana são as praias, tanto na orla da cidade como as que ficam no Litoral Sul, inclusive é lá que você poderá chegar na praia de Tambaba, a primeira de nudismo do Nordeste brasileiro.

Na orla principal da cidade conheça:

Orla Principal de Praias em João Pessoa

Tambaú – É uma praia bonita e bem estruturada com quiosques, barracas e movimento dia e noite. Está localizada próxima a hotéis, bares e restaurantes.

É onde fica uma feirinha de artesanato, em frente fica o Hotel Tambaú que é o mais antigo da cidade, pé na areia, e bem próximo fica o centro de informação turística.

O mar é calmo e, em dias de maré baixa, é possível fazer o passeio de catamarã para as piscinas naturais de Picãozinho que ficam mar adentro, há vários guias na orla vendendo City Tour para outras praias como Coqueirinho e Barra de Gramame.

Barra de Gramame em Cabedelo

Cabo Branco – Em sua porção próxima à Tambaú, conta com diversos quiosques e grande movimentação, já a parte sul normalmente está mais vazia.

Portanto, se você quer relaxar e apreciar a natureza em sua essência, opte pela região mais ao sul dessa praia, aproveite para fazer uma boa caminhada pelo calçadão passando por Tambaú e Manaíra.

Bessa – É uma praia extensa, em alguns pontos bem movimentada e, em outros, muito tranquila. O mar é majoritariamente calmo, porém, em determinadas regiões, pode ser agitado. A partir dessa praia é possível conhecer o Caribessa.

Não há quiosques na orla, apenas barracas que oferecem bebidas e aluguel de cadeiras e guarda-sóis. O mar tem a coloração esverdeada e em alguns locais há desova de tartarugas.

Em uma ponta da Orla está a praia do Bessa e na outra ponta está Cabo Branco, Tambaú e Manaíra ficam no meio.

Conheça mais sobre as praias de João Pessoa

Barra de Gramame praia próximo João Pessoa

Pontos turísticos

Além das praias, João Pessoa é repleta de opções de passeios históricos e culturais que você precisa incluir no seu roteiro.

Centro histórico – A história de uma das cidades mais antigas do País está estampada nas ruas e construções do centro histórico de João Pessoa. Vale a pena fazer um tour.

A Casarão dos Azulejos, o Hotel Globo, o Centro Cultural São Francisco, Casa da Pólvora, Mosteiro de São Bento, Pavilhão do Chá, as igrejas de Nossa Senhora do Carmo, de São Frei Pedro Gonçalves, entre outros pontos históricos que são parada obrigatória.

Você pode agendar um City Tour guiado pelo Centro Histórico através do Airbnb, na sua primeira reserva terá um desconto de $130,00, faça seu cadastro utilizando o link e pesquise João Pessoa Experiências na caixa buscar, poderá optar também por hospedagem.

Centro João Pessoa na Paraíba

Farol do Cabo Branco – Representa o ponto mais oriental das Américas (Ponta do Seixas) e ainda conta com uma vista incrível para o mar.

Próximo ao farol, existe a estação do Cabo Branco projetada por Oscar Niemeyer, fechado atualmente devido a condições geográficas e de estrutura. Pode ser visitado por fora, apreciando a arquitetura.

Pôr do Sol na praia do Jacaré pra fechar o dia ao som do Bolero de Ravel, não esqueça do Mercado de Artesanato que fica próximo a Tambaú e Manaíra.

Onde comer

A culinária paraibana é bastante diversa. Peixes e frutos do mar são facilmente encontrados nos menus dos restaurantes.

Eu comi o melhor camarão no restaurante Canoa dos Camarões que fica em Manaíra, em frente a Orla, também comi um delicioso Risoto Nordestino no restaurante do Hotel Hardman. Utilizei o Prime Gourmet Paraíba que dá direito a uma refeição de menor valor. Funciona assim você pede dois pratos e o de menor valor sai gratuitamente, é ótimo para casal, sendo uma excelente oportunidade para experiência gastronômica.

Se a intenção é provar as comidas típicas, procure por carne de sol com macaxeira, feijão verde, Charque, cuscuz, Tapiocas.

Fato é que João Pessoa possui dezenas de restaurantes espalhados pela cidade. Você não terá dificuldade em encontrar um que atenda ao seu paladar e bolso, o Prime Gourmet Paraíba acaba funcionando também como um guia.

Um restaurante tradicional imperdível é o Mangai que fica no bairro Manaíra e oferece uma experiência única ao cliente em termos de culinária nordestina e ambientação.

A história da proprietária é muito interessante, acesse o site e conheça mais sobre Dona Parea, quando estive lá eu pedi um cuscuz da santa, vem acompanhado de carne seca na nata. Maravilhoso!

A decoração rústica e a caracterização dos garçons, somados à grande variedade de opções no buffet são um sucesso, oferecem café da manhã com sistema self-service até 10h30 e pode ser feito pedido das opções de café do cardápio até fim do expediente, no horário de almoço costuma ficar bem cheio. Você não pode sair de João Pessoa sem conhecer o Mangai!

João Pessoa é uma cidade de grandes encantos, é muito mais do que Sol e Mar, você vai se apaixonar! Ainda tem alguma dúvida sobre esse destino?

Abraços!

Aproveite algumas dicas para organizar melhor a sua viagem
  • Caso tenha interesse em alugar um apartamento ou casa, se cadastre no Airbnb. Clicando no link você ganha um crédito de $130,00 para sua primeira viagem, além disso é uma forma bem interessante para economizar.
  • Se preferir reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo pelo Booking sem pagar nada a mais por isso.
  • Para fazer pesquisa de passagem aérea utilize o site da MaxMilhas, você ganha um crédito de $20,00 na primeira compra.

Veja também

Deixe seu comentário

Comentários

Viagem