Porto Seguro, Arraial D’Ajuda ou Trancoso?

Praia e verão, com calmaria ou agitação, não importa a sua preferência: com certeza Porto Seguro, Arraial D’Ajuda ou Trancoso podem satisfazer suas expectativas.

Mas, você sabe qual a diferença entre Porto Seguro, Arraial D’Ajuda e Trancoso? Todas essas regiões ficam na Costa do Descobrimento e possuem lindas paisagens.

Como chegar em Porto Seguro

Algumas praias de Porto Seguro são mais agitadas e badaladas, como a orla de Taperapuã, ela é ideal para conhecer gente nova, apreciar os shows e as famosas noites de luau. Indo em direção a Coroa Vermelha é possível encontrar um mar com a coloração mais bonita.

Em Arraial D’Ajuda há o encanto inigualável da parte histórica, a praia de Pitinga tem o mar mais  calmo. A noite se concentra na rua Mucugê, cheia de bares, lojas e cafés.

praias mais próximas de MG

Em Trancoso é que fica o Quadrado e o caminho das praias mais relaxantes.

Para chegar em Arraial D’Ajuda e Trancoso, você precisa pegar uma balsa no valor aproximado de $5,00, quando atravessar você irá pegar uma Van ou táxi para seu local de preferência.

Onde fica Porto Seguro?

Para começar, é fundamental que você se localize, por isso, é bom saber que Porto Seguro fica no Sul da Bahia, a aproximadamente 711 quilômetros da capital Salvador. Segundo dados do IBGE, em 2018 seu número de habitantes foi registrado em 146.625 pessoas.

A região é quente em praticamente todos os meses do ano, chegando a picos de temperatura de 40°C no verão e 21°C no inverno. Sendo assim, sempre é um local visitado por turistas.

O aeroporto internacional fica em Porto Seguro, pesquisando com frequência é possível encontrar passagem aérea a partir de Belo Horizonte com um bom preço, por menos de $300,00 em algumas datas.

Cássia Santana Porto Seguro

Porto Seguro fica a menos de 200 km da divisa com Minas Gerais, sendo a praia da Bahia mais próxima do estado mineiro. De avião até aeroporto de Confins dura 1 hora de viagem, levando em consideração esse transporte, não fica tão longe de Belo Horizonte.

Leia também >> As praias mais próximas de Belo Horizonte

A cidade de Porto Seguro ganhou o título de Patrimônio Histórico Nacional e Patrimônio Natural da Humanidade. Conservando até hoje os traços da cultura e história do descobrimento do país pelos portugueses, são verdadeiras relíquias de conhecimento.

Praia mais próximo de Minas Gerais

Arraial D’Ajuda 

A região do Arraial d’Ajuda é um espetáculo à parte. Um vilarejo charmoso e acolhedor à beira de uma praia belíssima é o que espera por você neste ponto. É o cantinho perfeito para quem quer relaxar curtindo águas claras e comidas típicas.

No Centro Histórico tem uma igreja com uma vista espetacular para o Mar, chamado de Mirante das Fitas, onde você coloca uma fita e faz o seu pedido, Ao redor da praça fica alguns restaurantes que só abrem no fim do dia.

Aproveite para conhecer o Café da Santa que fica aberto a partir de 7horas da manhã e serve delícias imperdíveis. A rua da Broadway fica bem próximo com lojas de artesanato, e à noite conheça o Beco das Cores, onde você poderá comer uma pizza deliciosa no Pitanga, curtindo um show ao vivo.

Trancoso

As praias em Trancoso são lindas e inesquecíveis, cada uma com uma beleza diferente e marcante. Na minha opinião é onde ficam as melhores praias da Costa do Descobrimento, são mais rústicas e com menos movimento.

A Praia do Espelho, por exemplo, é atrativa por ser uma grande piscina natural, com falésias avermelhadas que conferem um visual ainda mais belo ao cenário. Ela recebeu esse nome pelo reflexo estonteante que faz do sol e da lua em suas águas, com cores vivas como azul e verde clarinho.

Como chegar na praia do Espelho? A melhor forma é através de um receptivo que sai cedo de Arraial D’Ajuda ou de Porto Seguro.

Para quem gosta de uma praia com a natureza ainda mais preservada, vale a pena conhecer a praia de Taípe, que é capaz de mostrar a convivência perfeita que se pode haver entre o homem e a natureza. Ela possui uma maior extensão de mata nativa e um mar que se encaixa de forma ideal ao contexto.

Não esqueça de conhecer a região do Quadrado com vários restaurantes charmosos, que só abrem no fim do dia. Tem a igrejinha e o mirante com vista para o Mar.

Cássia Santana em Trancoso na Bahia

Onde ficar?

Para escolher onde ficar é preciso levar em consideração o quanto você pretende gastar em sua viagem. As praias de Arraial D’Ajuda e Trancoso tem um custo mais elevado para as comidas e bebidas.

Se você se hospedar na orla de Porto Seguro, terá que pegar um transporte para curtir a noite na passarela do álcool. Em Arraial D’Ajuda você tem acesso fácil às mais belas praias, prefira se hospedar próximo a rua Mucugê. Infelizmente não conheço a noite em Trancoso, acredito que se resume ao Quadrado.

Em Porto Seguro tem infraestrutura mais arrojada e tem uma variedade em pontos turísticos: Centro Histórico como um ponto imperdível para se conhecer, pois guarda grandes relíquias como o Marco do Descobrimento, trazido pelos portugueses, o Museu do Descobrimento, que guarda partes da história indígena, a Igreja de Nossa Senhora da Misericórdia, o Farol.

O que fazer em Porto Seguro

Tanto Arraial D’Ajuda quanto Trancoso tem as casinhas coloridas que remontam a época histórica. Não podemos deixar de abordar alguns detalhes especiais da História presente na Costa do Descobrimento, que abriga o primeiro núcleo habitacional de nosso país.

Sabendo dessas dicas, agora só falta arrumar as malas e partir para Porto Seguro, de lá conhecer Arraial D’Ajuda e Trancoso.

abraços!

Aproveite algumas dicas para organizar melhor a sua viagem
  • Caso tenha interesse em alugar um apartamento ou casa, se cadastre no Airbnb. Clicando no link você ganha um crédito de $130,00 para sua primeira viagem, além disso é uma forma bem interessante para economizar.
  • Se preferir reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo pelo Booking sem pagar nada a mais por isso.
  • Para fazer pesquisa de passagem aérea utilize o site da MaxMilhas, você ganha um crédito de $20,00 na primeira compra.

Veja também

Deixe seu comentário

Comentários

Viagem