Como preparar uma festa junina em casa

Para muitos a festa junina é uma época do ano bastante aguardada, seja pelas comidas típicas, danças, brincadeiras, entre outros detalhes que fazem essa data ser tão especial. Em cada região do Brasil, principalmente no Norte e Nordeste, essas festas atraem centenas de pessoas! Minas Gerais também tem tradição de festa junina.

Leia também >> Conheça Minas Gerais nas Festas Juninas

Para comemorar a noite de São João é normal que a família e amigos se reúnam em volta da fogueira. É uma época para fazer uma boa decoração de festa junina, dando atenção às cores, comidas e tudo o que faz parte desse evento.

Se você vai preparar a festa junina em casa continue lendo esse post que foi feito com algumas dicas de decoração para te ajudar a deixar esse momento ainda mais especial. Confira!

Normalmente usam se Bandeirolas, elas são típicas da festa, deixam o ambiente mais alegre e colorido e não pode ficar de fora. São fáceis de fazer, mas você encontra para comprar em casa de festa, elas já vem embaladas prontas em um saquinho.

Você pode adquirir faixas com essas bandeirolas, pois, é possível colocá-las penduradas entre uma parede e outra, e fazer, por exemplo, um espaço para dançar a famosa quadrilha, dança típica dessa época.

Outros itens que você precisa dar atenção ao preparar uma boa festa junina em casa.

Festa junina em casa

1. Mesa para comidas típicas

Outro fator que marca também as festas de junho, são as comidas típicas. Algumas delas são bastante comuns, por exemplo, pamonha, milho assado ou cozinhado, bolo de milho, canjica, maçã do amor, caldo de feijão, caldo de mandioca, entre outros.

Uma ótima opção para somar ainda mais na decoração, é colocar uma mesa apenas com as comidas típicas, adicionando alguns enfeites como paçoca no mini chapéu de palha, abuse da criatividade.

2. Brincadeiras

Algo que também caracteriza as festas juninas são as brincadeiras. Ou seja, para deixar a decoração da sua casa ainda mais no clima, é possível apostar nesses passatempos e ainda se divertir com os convidados.

Algumas dessas brincadeiras que você pode optar também como decoração de festa junina são: Pescaria; Barraca do Beijo; Rabo do Burro; Dança da cadeira e vários outros.

3. Toques do campo

Por mais que a festa seja em casa, porque não deixar no clima do campo? Em outras palavras, para a decoração é possível optar por deixar o ambiente com ares do campo, pois a festa junina tem tudo a ver com esse tema.

Desse modo, escolha louças com estampa de flores, use jarros de flores pequenas para ser o enfeite de mesa, e ainda coloque as toalhas de mesa com estampa xadrez ou floral.

4. Lembrancinhas

Se você deseja inovar e oferecer uma lembrança aos seus convidados, existem diversos modelos de lembrancinhas: Bolinho de milho embrulhado; Saquinho surpresa com espantalho; Sabugo de milho fake com garrafa; Chapéu de palha enfeitado; Mini barraca junina com palitos de picolé.

Em síntese, as festas juninas costumam ser uma época do ano para se divertir, dançar, brincar e com certeza comer bastante.

As festas juninas podem ser comemoradas durante todo o mês de junho, porém algumas datas são mais divulgadas como a festa de São João, São Pedro e Santo Antônio. Vamos aproveitar para comemorar, se você chegou até aqui, deixe seu comentário sobre decoração em casa.

Abraços!

Veja também

Deixe seu comentário

Comentários

Viagem