Encantos de Glaura em Minas Gerais

Glaura é um dos mais antigos subdistritos (* distrito) de Ouro Preto, distante 79km de Belo Horizonte. Uma cidade que promove o sossego e vive contra a correria do dia-a-dia. É aquele lugarejo onde de vê a vida passar com tranquilidade.

O subdistrito ganhou o nome de Glaura em 1943, mas a população local ainda define o lugar pelo pelo seu antigo nome, Casa Branca. Um destino para quem está em busca de vida rural, lazer, descansoTurismo Ecológico.

As igrejas de Glaura

Os encantos de Glaura em MG

Cassia Santana em Glaura MG

Glaura surgiu no auge da exploração de ouro, fazendo parte da Estrada Real. Algumas casas preservam, na fachada, característica da época que eram as cores azul e branco. Já no final do século XVIII começaram a ser utilizados revestimento cerâmico, ainda em tons de azul e amarelo, pigmentos existentes na época.

Os encantos de Glaura está em voltar no tempo, não enfrentar congestionamento, sem trânsito, tudo em um estilo rústico e bem mineiro de viver a vida. Apreciar as igrejas e passear pelas ruas com pouco movimento.

Vida Simples em Glaura

Casa lar doce lar em Glaura

Encantos de Glaura

A casa em Glaura que foi reformada pelo programa de TV Lar doce Lar

(*Recebi um comentário de que a população de Glaura não tem informação de uma casa reformada por programa de Tv. Obrigada ao leitor pela correção!)

A comida da região tradicionalmente mineira, frango com ora-pronóbis, broinha de fubá, pão de queijo e roscas. Para levar para casa, é possível encontrar no armazém: queijos, embutidos, defumados, entre outros produtos da região. Além disso em Glaura é tem frutas o ano inteiro e produção de doces caseiros.

Só em Glaura, uma cidade de vida simples, eu conseguiria fotografar a borboleta acima, acredito que não foi por acaso. Estar na cidade foi um momento para apreciar toda sua influência de paz, me fazendo sentir uma pessoa ainda mais observadora. Uma das simbologias relacionadas às borboletas é a de renovação.

Quem ainda não conhece os encantos de Glaura?

Abraços!

Veja também

Deixe seu comentário

Comentários

  1. Glaura é um distrito de Ouro Preto, e não um subdistrito.
    A população de Glaura não tem conhecimento dessa história aí de casa reformada por programa de TV.

Viagem