Comidas tradicionais de Minas Gerais

Gosta de comidas tradicionais de Minas Gerais? Algumas ainda são feitas no fogão a lenha e remete aos tempos da fazenda. Afinal, a gastronomia está ligada a cultura de uma região, falar da comida mineira é também viajar para os tempos de colonização e ciclo do ouro.

Leia também >> É claro que gastronomia é Cultura.

O  povo mineiro descobriu seu jeito simples de comer, apesar da diversidade e fartura dos pratos, sendo uma culinária das mais tradicionais do Brasil. Resolvi separar algumas opções da gastronomia mineira, para que você experimente quando estiver por aqui.

comidas tradicionais como feijão tropeiro

Feijão Tropeiro

Surgiu exatamente no período colonial quando o transporte de mercadorias eram realizados por tropas, os homens denominados tropeiros. Alimentação na época era basicamente feijão, farinha e toucinho.

Quem costuma assistir jogos no estádio do Mineirão, em Belo Horizonte, já está acostumado a comer o tradicional feijão tropeiro vendido no local. Em vários restaurantes ele é servido com arroz e couve.

comidas tradicionais de Minas Gerais

Pão com Linguiça

Alguns dizem que a origem da linguiça foi em Portugal. A única certeza é que foi muito consumida antigamente pela necessidade de conservação dos alimentos, sendo que em MG se tornou definitibamente uma das comidas tradicionais para comer inclusive na estrada.

Famoso entre as cidades de Minas Gerais, pão com linguiça da roça é o melhor que tá tendo.

Comidas traicionais em MG

Pastel de Angu

De receita tombada pelo patrimônio histórico a festa típica, assim é o pastel de Angu em Itabirito – MG. Essa comida tradicional tem sua origem na região de Ouro Preto, era feito a princípio com as sobras do angu de refeição dos escravos. De comer rezando, deveria ser exportado do Brasil para o mundo.

Costelinha com farofa

Costelinha com Farofa

A costelinha de porco pode ser cozida ou frita, servida com farofa e couve, uma especialidade a moda mineira. Essa da foto acima nós comemos no Empório Caza Branca em Glaura – MG,

Leia também >> 5 restaurantes que você precisa conhecer em Ouro Preto

De sobremesa prove o delicioso queijo mineiro com a goiabada cascão e o doce de leite.

Mais dicas de camidas tradicionais de Minas Gerais? Compartilha nos comentários.

Abraços!

Aproveite algumas dicas para organizar melhor a sua viagem
  • Caso tenha interesse em alugar um apartamento ou casa, se cadastre no Airbnb. Clicando no link você ganha um crédito de $130,00 para sua primeira viagem, além disso é uma forma bem interessante para economizar.
  • Se preferir reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo pelo Booking sem pagar nada a mais por isso.
  • Para fazer pesquisa de passagem aérea utilize o site da MaxMilhas, você ganha um crédito de $20,00 na primeira compra.

Veja também

Deixe seu comentário

Comentários

Viagem