Dicas sobre cachoeiras nas férias

O contato com a natureza é a melhor forma de relaxar e revigorar as energias no meio de uma rotina tão turbulenta. Por isso, passar as férias curtindo as melhores cachoeiras é uma ótima programação para mudar de ares sem necessariamente precisar fazer uma grande viagem.

Leia também: Como elaborar o roteiro da sua viagem de férias

Cachoeiras de MG

Eu particularmente gosto de praia, mas prefiro água doce de uma cachoeira. Para aproveitar ainda mais esse tipo de passeio, aqui tem algumas dicas incríveis!

Informe-se sobre o lugar das cachoeiras

Essa é a dica mais importante: antes de arrumar as malas, entre em contato com a secretaria de turismo da cidade onde fica a cachoeira escolhida para solicitar todas as informações, como por exemplo, as condições de acessibilidade, se é preciso caminhar e qual o nível de dificuldade desta trilha para chegar até lá. Também é válido tentar conversar com outras pessoas que já tenham feito o passeio para pegar algumas dicas!

leia também: As cachoeiras de Carrancas em Minas Gerais

As melhores cachoeiras do Brasil

Que tal fazer um piquenique?

A ideia de ir para uma cachoeira é justamente ter esse momento de imersão na natureza, portanto, se você preparar um piquenique e não precisar procurar um restaurante, a experiência tem tudo para ser ainda melhor!

Existem várias opções de lanches muito práticos para levar: batatas tipo chips, palitinhos de legumes, salada de frutas, pão fatiado, sucos e outros. Aposte nas bolsas e lancheiras térmicas para conservar tudo até a hora de fazer a refeição. E tome cuidado para não exagerar nas quantidades: ninguém merece ter que carregar peso durante a caminhada.

Chuva na cabeceira da cachoeira

Atenção com as pedras

Além de agradável, o passeio também precisa ser seguro, por isso, vale ter uma atenção redobrada com as pedras das cachoeiras, tanto na hora de mergulhar como quando estiver andando sobre elas. Mesmo aquelas que aparentam estar completamente secas podem ser recobertas por uma fina camada de limo em sua superfície, o que faz com que elas fiquem escorregadias, podendo causar acidentes.

leia também: Redes Sociais podem ajudar a planejar viagens

nível da água cuidados cachoeira

Nível da água

Outra dica de segurança nas cachoeiras é jamais mergulhar sem antes conferir o nível da água. Importante ressaltar que esse cuidado é essencial mesmo se você já está acostumado com a cachoeira, o movimento da água pode ser modificado ao longo do tempo e você não saber que tipo de pedra poderá encontrar ao nadar.

Leia também: Cuidados em Cachoeiras

roupas para trilha cachoeira

Roupas apropriadas

Quando for passar um dia ou um final de semana na cachoeira, vista-se com tudo o que houver de mais confortável no seu guarda-roupa! Dê preferência a peças mais soltinhas e de tecidos naturais (como o algodão) que vão deixar a sua pele respirar durante a caminhada. E, é claro, não se esqueça da roupa de banho para lavar o corpo e a alma!

Os calçados também precisam ser apropriados, o tênis ou sapatilha para trilha são a melhor opção, também tem a bota para alguns casos, se a caminhada for em uma região de mata mais fechada. Deixe os calçados abertos de lado, porque eles deixam os pés expostos aos insetos, plantas e outros agentes que podem machucar ou causar desconforto.

Leia também: 5 Tênis para fazer trilha com segurança

Observando todas essas dicas, o seu passeio vai ser tranquilo e muito mais prazeroso! Só falta escolher qual cachoeira você vai visitar. É possível até que haja alguma bem pertinho da sua cidade! Vale a pena pesquisar.

Abraços!

Veja também

Deixe seu comentário

Comentários

Viagem