Ouro Branco/MG, o que fazer?

Ouro Branco, em Minas Gerais, é mais uma cidade mineira cheia de história, cultura, sossego e várias atrações que a maioria dos turistas gostam.

Ela é localizada na região centro oeste de Minas Gerais, a cerca de 100 Km da capital Belo Horizonte e próxima a regiões turísticas como Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Itaverava e Ouro Preto. É possível se hospedar em Ouro Branco e fazer bate-volta por várias cidades das redondezas.

A cidade é pequena, tem pouco mais de 38 mil habitantes,  já ocupou o primeiro lugar no ranking das melhores cidades do estado de MG. Realmente tem uma excelente qualidade de vida, é uma cidade tranquila para morar, quanto para descansar depois de um dia de turismo na cidade vizinha Ouro Preto.

Ouro Branco o que fazer

A cidade

A criação de Ouro Branco vem da época do Ciclo do Ouro e do Brasil colônia. Junto com Ouro Preto é considerada uma das cidades mais antigas de MG.

Ouro Branco é repleta de bens históricos, você vai encontrar igrejas e construções do século XVII. Alguns, inclusive são tombados pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA). Também é uma cidade rodeada por belezas da natureza.

Além disso, Ouro Branco tem como atividade preponderante a indústria de minérios, pois a Gerdau Açominas S.A. fica localizada no município. Também se tornou uma cidade de estudantes assim como Ouro Preto, com duas instituições federais de ensino superior: o campus Alto Paraopebas da Universidade Federal de São João Del Rey (UFSJ) e o campus Ouro Branco do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG).

O município possui diversas atrações para os turistas, incluindo alguns festivais culturais. A Festa da Batata, o Festival de Inverno e o Festival Gastronômico Tira Gosto Cultural de Itatiaia são eventos famosos e concorridos da região.

Leia também: Turismo na cidade Itatiaia MG

O que fazer na cidade?

Em Ouro Branco, o turista pode encontrar diversas atrações de cunho histórico e cultural para conhecer. Entre elas estão:

· Visitar a Igreja Matriz de Santo Antônio, cuja construção iniciou-se em 1717;

· Ir até a Fazenda de Carreiras, localizada às margens da Estrada Real e tombada pelo IEPHA. Conhecida popularmente como Casa de Tiradentes, embora não haja provas de que o Inconfidente mineiro tenha passado por lá.

· Parque Estadual da Serra de Ouro Branco, que possui fauna e flora muito rica e bem diversificada. Há, inclusive, espécies em extinção no local. Tem uma grande quantidade de nascentes e pocinhos de cachoeira;

· Festa da Batata, realizada sempre no mês de outubro. Começou como uma comemoração anual pela produção de batatas na região. O festival tem apresentação de artistas nacionais com shows de música, confesso que alguns anos atrás haviam mais pratos típicos e mostras da tradição do cultivo da batata;

· Festival de inverno, não tão famoso como o de Ouro Preto e Congonhas, mas vale a visita.

Lugares para comer em Ouro Branco

Para almoçar, tomar um café e jantar: Trem Mineiro que fica na avenida principal Mariza de Souza Mendes, você pode almoçar o típico churrasco. No La Belle De Jour você poderá apreciar um delicioso café da tarde e para finalizar o dia vá na Alternativa Pizzaria tomar um chopp e com opções de tira gosto a massas diversas.

Aproveite para conhecer Ouro Branco em sua passagem por Belo Horizonte.

Abraços

Veja também

Deixe seu comentário

Comentários

Viagem