25 de agosto de 2013 Tag:

Morando sozinha: As novas responsabilidades

Esse é um post para quem optou pela decisão de viver morando sozinha. Tem vantagens e desvantagens! Nunca morei completamente só, mas atualmente tenho responsabilidades de quem vive dessa forma. Vivo longe dos meus pais desde meus 15 anos e realmente não é fácil ter que carregar todas as decisões e preocupações. Hoje quando a minha geladeira estraga (já aconteceu duas vezes) dá vontade de comprar outra na mesma hora. Além disso, é triste ter que jogar comida fora!

Quem vai morar sozinho pela primeira vez na vida, sequer imagina que um turbilhão de novas responsabilidades irá surgir em sua vida. Não se trata apenas de optar por limpar a casa/apartamento uma vez por semana ou contratar alguém para fazer todas as suas tarefas domésticas, mas sim ter maiores cuidados com os móveis e todos os objetos que você carregou na sua mudança. Isso porque a má utilização ou conservação de tudo isso fará com que as coisas estraguem e você tenha gastos não planejados no seu orçamento para repor aquilo que é necessário para o funcionamento do lar.

morando sozinha é uma arte

Quando falamos em móveis e objetos, falamos deles e do resto, isso significa que agora ninguém irá zelar pelo seu lar, então você mesmo é que terá que ficar atento se, por exemplo: a umidade do ar está fazendo as paredes e o seu guarda-roupa mofarem; há bichinhos destruindo as suas roupas dobradas dentro do guarda-roupa; a poeira está danificando algum móvel ou fazendo mal para sua saúde; a cozinha está limpa o suficiente para você preparar alimentos com segurança; a fiação elétrica está corretamente instalada e você não corre o risco de queimar algum eletrodoméstico e se os produtos que você utiliza são recomendados para cada tipo de superfície.

Também há outros pontos a serem verificados, por exemplo, a voltagem dos aparelhos eletrônicos. Mas o principal mesmo, que pode afetar muito a sua saúde, é os cuidados com a geladeira, que precisa de atenção de quem está morando sozinha.  A dica é comprar alimentos em quantidade ideal para uma pessoa, assim evitar comida estragada contaminando sua geladeira.

Para evitar a contaminação de todos os alimentos, a geladeira precisa ser limpa com frequência. Já os alimentos precisam ser guardados em recipientes e não devem ser armazenados por muito tempo, pois um pode pegar o cheiro ou o gosto de outro. Já os alimentos congelados precisam ir para o seu destino correto: o freezer. Quando um alimento descongela e depois é congelado novamente, você não comerá nenhum bom nutriente ao cozinhá-lo. Outra questão é que os alimentos congelados também possuem certa validade, ou seja, não irão estragar daqui a muitos meses, mas os nutrientes não ficarão intactos até lá.

morando sozinha Geladeira limpa vs. geladeira suja

Por falar em comida, quem passa a viver completamente sozinho, sem dividir o imóvel com algum conhecido ou desconhecido, pode reduzir a sua quantidade de compras no supermercado, pois com certeza alguns tipos de alimentos estragarão em menos de uma semana, afinal, quem mora sozinho vai procurar comer fora o máximo possível. Entre os alimentos considerados essenciais para se comprar e guardar durante a semana, mas que estragam rápido, estão alguns básicos como o queijo, o presunto, o pão, as verduras e até mesmo as frutas.

Então agora que você já sabe que viver morando sozinha é uma arte e você precisa aprender a se virar caso não saiba fazer muita coisa, fique atento a todos os detalhes e também a outros eletrodomésticos, não só a geladeira. Vale lembrar que cada um dos aparelhos possuem voltagens específicas, então utilizar uma tomada errada pode provocar um belo curto circuito na sua casa. Também não é legal deixar aparelhos celulares perto de aparelhos eletrônicos, pois a interferência pode danificar o funcionamento dos mesmos.  Sabe aquela velha história de “praga de mãe pega mesmo”? Então, seguindo estas dicas você se antecipa a estas situações.

Agora me diz: Qual a maior vantagem de morar sozinho?

Abraços!

  1. Encaminhei esse post incrível para o Victinho ler!!! Ele saiu de casa cedo tb e já perdeu muita coisa estragada, viu???Adoorei o post!bjoooo

    • Marina, além de muitas vezes errar o planejamento de compras de supermercado, eu já viajei e deixei comida na geladeira. Imagina a tristeza e o cheiro da geladeira ao retornar pra casa!

      Hoje quando viajo procuro lembrar de retirar tudo da parte de baixo ou pedir alguém para vir na minha casa e limpar a geladeira.
      Abraços!

 

Deixe seu comentário