Roteiro turismo em Lavras Novas – Minas Gerais

Não sabe o que fazer em Lavras Novas – MG? Vem que te conto sobre esse lugarejo com mais ou menos 1.500 habitantes, um dos treze distritos pertencentes a cidade de Ouro Preto e na rota da Estrada Real.

Quer saber mais sobre esse povoado, o que fazer, como chegar, onde se hospedar e que tipo de roupa levar na mala? Definitivamente continue lendo sobre esse roteiro de turismo.

Lavras Novas o que fazer

Como chegar em Lavras Novas – MG

Está localizada a apenas 120km de Belo Horizonte e 19km de Ouro Preto, portanto saindo de BH você chega no trevo de Lavras Novas, passando por Ouro Preto, basta seguir a sinalização. Se vier por Conselheiro Lafaiete, pode também passar por Ouro Branco – Minas Gerais.

Logo após o trevo, há um percurso de estrada de terra, que tem suas condições associadas a questões climáticas, se estiver chovendo pode estar um pouco pior do que o normal. Atualização: A maior parte do trecho recebeu um calçamento durante a pandemia, o que facilitará o acesso de turistas.

Mirante do sossego em o que fazer em Lavras NovasO que fazer em Lavras Novas

Mirante do Sossego com uma vista espetacular

A região se tornou um polo turístico com a decadência da atividade mineradora, na década de 80 a população vivia em uma comunidade isolada e tinha agricultura como forma de subsistência, logo começou a receber os primeiros turistas a partir dos anos 90 com a melhoria da estrada.

O avanço do turismo foi impulsionado pelos próprios moradores de Lavras Novas que abriram restaurantes, juntamente com a construção de chalés para aluguel, lojas de artesanato, tudo apara se adaptar a crescente demanda de pessoas que passavam o fim de semana na região.

Atualmente o turismo constitui a principal fonte de renda na comunidade, ainda mais que o lugar é extremamente vazio no decorrer da semana bem como passa a ter outra realidade nos finais de semana. É um ritmo fora do habitual de sexta-feira a domingo.

Lavras Novas o que fazerComo chegar em Lavras novas MG

Contato com a Natureza

As ruas tranquilas de Lavras Novas é um momento para desconectar, ao mesmo tempo é ideal para descansar da correria diária. Quem tem família pode  passear com as crianças.

Já quem é adepto da aventura ou ecoturismo vai encontrar uma diversidade de opções entre trilhas, passeios de quadriciclo e banhos de cachoeira!

No verão as atrações mais procuradas são as cachoeiras:  Três Pingos, dos Namoradosdos Prazeres. Assim no inverno pode aproveitar uma caminhada por trilhas até Serra do Trovão e a Serra da Chapada. Tenha peças de roupas confortáveis e tênis adequado!

Se você é um turista que não gosta de barulho e bagunça, evite épocas de carnaval ou passar virada de ano em Lavras Novas. Frequentemente as ruazinhas e alguns atrativos ficam barulhentos, com música alta, muita gente nessa época de folia.
Não esqueça que um viajante consciente respeita a natureza e o impacto sócio ambiental nas pequenas comunidades. Recolha seu lixo por onde passar!

Passeios e Ecoturismo em Lavras Novas MG

 

Blog Abraço Mundo em Lavras Novas MG

Ecoturismo e Aventura

Além dos passeios de aventura, você pode apreciar os cafés, a culinária, os bares diversos, e restaurantes. Logo, comer e beber é uma diversão a parte em Lavras Novas, também não faltará opção!

O turismo ecológico na região está mais conhecido, cresceu a valorização cultural e atualmente há uma grande opção de pousadas e hotéis. Enfim, são opções para todos os bolsos.
Quem busca por atividade turística em contato com a natureza vai amar essa localidade, ainda mais que o ecoturismo tornou Lavras Novas cada vez mais conhecida.
Aproveite o dia, que é mais animado e movimentado do que a noite. O clima normalmente é ameno, na primavera costuma chover, portanto em novembro as temperaturas podem chegar a 16° minima.
Se for inverno, tenha blusa de malha fina para usar com jaqueta, casaco de lã, cachecol e luvas na mala. No verão é propício banhos de cachoeira, mas tenha sempre um casaquinho de frio para noite.

comer e beber em Lavras NovasOnde comer em Lavras Novas

Café em Lavras Novas MGCassia Santana locais para fotografar

Conheça também a Chapada 

Antes de chegar em Lavras Novas, tem acesso a Chapada, um outro vilarejo muito encantador, com vista para Serra do Trovão, que vale a pena conhecer. A característica marcante, de início, é uma casa rosa, tonalidade forte, em frente a igreja central.

Na Chapada de Lavras Novas, são 6km distância, você pode visitar um pesque-pague, as cachoeiras do Castelinho, Borboletas, do Falcão. É um belo patrimônio histórico, tem algumas casas para alugar.

Opções de Hospedagem

Onde ficar em Lavras Novas? Como dito anteriormente, são inúmeras opções, para todos os bolsos e nível de exigência. De antemão lembre-se de não deixar para encontrar um lugar quando estiver na cidadezinha, afinal em algumas ocasiões é possível não achar disponibilidade para acomodação, ou ter dificuldade em achar um preço acessível ao seu bolso.

Separei algumas opções com valores até $250,00, ligue antes para confirmar!

Encantos da Serra em Lavras NovasOnde se hospedar em Lavras Novas

Longe da agitação dos bares | Chalés Serra dos Encantos – telefone: 31 988418701

Pousadas em Lavras Novas

Pousada Makutta, muito aconchegante! – 9 85306726 | pousadamakutta.com.br

pousada barata em Lavras NovasOnde se hospedar em Lavras Novas

Bem próximo do auê de barzinhos, para quem curte! | Telefone na fotografia

Onde se hospedar em Lavras Novas

Também fica próximo dos barzinhos e os quartos não tem luxo, mas são bem confortáveis

O clima bucólico é propício para pequenas caminhadas logo rende belas fotografias, assim aproveite cada momento em Lavras Novas – Minas Gerais. As casas são coloridas, tem uma igreja fofa e charmosa, andando mais pela rua você encontrará pontos específicos de uma cidade charmosa do interior.

Onde ficava o Restaurante Villa dos Tigres é hoje o Dus Prazeres, o café Casa Amarela oferece delicias de dar água na boca e o restaurante Ad’Vinho é o meu preferido. Follow me @abracomundo no Instagram para acompanhar outras viagens.

Transporte Rodoviário e Serviços 

Antes de mais nada é preciso dizer que não tem ônibus de BH para Lavras Novas e quem não tem carro ou outra opção, existe a empresa Trasncotta, que faz a linha a partir de Ouro Preto. Os horários são reduzidos e caso tenha interesse você pega o transporte na estação ferroviária central. Pode obter mais informações de horários no telefone 31 35593252.

Lavras Novas não tem agência bancária, da mesma forma não tem Caixa Eletrônico, nem Posto de Gasolina ou serviço de Táxi. Quase todos estabelecimentos aceitam cartão de crédito, mas tenha dinheiro em espécie. Já na Chapada é aceito somente dinheiro.

Abraços!

Aproveite algumas dicas para organizar melhor a sua viagem
  • Caso tenha interesse em alugar uma casa, se cadastre no Airbnb. Clicando no link você ganha um crédito de $130,00 para sua primeira viagem, além disso é uma forma bem interessante para economizar.
  • Se preferir reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo pelo Booking sem pagar nada a mais por isso.
  • Quando for realizar uma viagem internacional, não esqueça que o seguro é obrigatório, compare preços em alguma cia.
  • Para fazer pesquisa de passagem aérea utilize o site da MaxMilhas, você ganha um crédito de $20,00 na primeira compra.

Veja também

Deixe seu comentário

Comentários

Viagem