Vencendo o Medo de Viajar Sozinha

Uma das maiores realizações que se pode ter na vida é o momento quando você arruma as malas e parte para viajar, mesmo sozinha. São sentimentos de liberdade, responsabilidade e satisfação que se misturam, fazendo da experiência algo inesquecível para a vida. E o mais comum antes de dar este grande passo é sentir medo, afinal existe o desconhecido e a consciência que quem está no comando para resolver tudo de bom ou de ruim que acontecer é você. Por isso, sempre é fundamental estar preparada e conhecer algumas dicas.

Como vencer o medo de viajar sozinha

Como sair de situações de assédio

Um dos maiores medos que uma mulher pode ter ao viajar sozinha está relacionado a situações de assédio, principalmente se ela não tiver conhecimento do idioma do lugar. Quando logo se identifica que está passando por algo assim, fica mais fácil pedir ajuda, por isso o melhor é estar atenta ao comportamento daqueles que estão ao redor. O melhor a se fazer é dizer de modo calmo, mas assertivo (se preciso, falar em voz alta), que não quer aquele comportamento. O importante é falar mesmo que seja no próprio idioma mesmo. A expressão facial e o tom de voz ajudam a passar a mensagem de que aquela situação é inapropriada.

Leia também >> De assédio a religião para mulheres que viajam sozinhas

Teste limites através de viagens rápidas

Se a intensa vontade de explorar o mundo é ainda cercada de medo, a melhor dica para ir se acostumando ou ambientando é fazer viagens de bate e volta. Tudo começa com um passeio em que se sai de manhã e volta de noite para uma cidade ou região turística próxima. Estas viagens de curta distância são ótimas para aos poucos ganhar confiança em si mesmo e testar os limites. O bacana está em planejar tudo, desde a compra das passagens ao roteiro sobre o que vai conhecer. Um momento para curtir sozinha e começar a aprender a lidar com possíveis problemas no caminho. Se bater a insegurança, por estar próximo de casa, é mais fácil pedir socorro.

Leia também >> 5 lugares para viajar sozinha em MG

O que fazer no aeroporto?

Não é difícil se perder em um aeroporto, afinal é uma confusão de gente, voos e regras que precisam ser seguidas. O medo de perder o voo ou a conexão, de se atrasar ou esquecer alguma documentação começa a bater. Contudo, há algumas dicas bem básicas para ajudar a sair deste sufoco, e a primeira é o tempo. Aeroporto é sinônimo de paciência, qualquer coisa que se queira resolver por lá requer que haja tempo suficiente para isso. A dica está em sair antecipadamente de casa e chegar com antecedência, pois assim é possível localizar de onde o avião irá sair, fazer o despacho das bagagens, chegar ao portão certo e estar pronta para entrar no avião.

Aproveite para fazer amizades

Uma das maiores maravilhas de se viajar sozinha está em poder conhecer pessoas diferentes e fazer amizades. Quando se viaja acompanhado é muito comum a dupla ou o grupo se fechar e pouco interagir com os locais ou demais turistas. Ao estar solo, as oportunidades de trocas de experiências e ajuda mútua são muito mais frequentes. Pode-se dizer que um mundo de conhecimentos se abre e o que tem que fazer é só aproveitar. Contudo, tenha sempre cuidado em manter a sua segurança, conheça antes de confiar.

Aprender a viajar sozinha

Leia também >> Viajar Sozinha Proporciona Grandes Mudanças

Abraços!

Aproveite algumas dicas para organizar melhor a sua viagem
  • Caso tenha interesse em alugar um apartamento ou casa, se cadastre no Airbnb. Clicando no link você ganha um crédito de $130,00 para sua primeira viagem, além disso é uma forma bem interessante para economizar.
  • Se preferir reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo pelo Booking sem pagar nada a mais por isso.
  • Para fazer pesquisa de passagem aérea utilize o site da MaxMilhas, você ganha um crédito de $20,00 na primeira compra.

Veja também

Deixe seu comentário

Comentários

Viagem