O que fazer em Ouro Preto em 1 dia

Mais do que fazer em Ouro Preto em 1 dia, eu vou colocar aqui um guia completo com restaurantes para você escolher as melhores opções onde comer, beber e aproveitar essa cidade histórica de grande importância no turismo brasileiro.

Com tanto lugar turístico próximo a BH, escolhi Ouro Preto/MG para fazer um guia de viagem bate-volta a capital. Ou seja, você pode sair de Belo Horizonte no início do dia e voltar no fim de tarde. Alguns anos atrás fiz uma enquete na FANPAGE do blog Abraço Mundo e Ouro Preto foi a cidade mais citada do interior mineiro.

Ouro Preto o que fazerOuro Preto mirante igreja do Pilar

>> Conheça a Igreja São Francisco de Assis, que fica próxima da feira pedra sabão e possui obras de Aleijadinho. Nem que seja para fazer uma fotografia na entrada, a igreja é uma das mais famosas na cidade. Não abre segunda-feira, verifique antes programação com horário.

>> Passe pela feira de pedra sabão com artesanato mineiro, fica quase em frente a igreja São Francisco de Assis.

>> Visite o Museu da Inconfidência Mineira que fica na praça Tiradentes, muita cultura e história brasileira. Verifique o horário de funcionamento porque o Museu estava fechado durante a pandemia de Covid

Faça uma parada para almoçar em um dos restaurantes da cidade, essa também é uma atividade turística porque a cidade possui uma gastronomia cultural.

Restaurantes e Café de Ouro Preto

Leia também:

Os cinco melhores restaurante de Ouro Preto

Os quatro melhores restaurantes de Ouro Preto – parte II

A comida mineira é um capítulo à parte, vale sair da dieta e aproveitar as delícias de Minas Gerais.

>> A estação Ferroviária fica aberta de terça a domingo, o passeio com viagens de Maria Fumaça acontece somente no fim de semana – Eita que é tudo de bom uma vista da Maria Fumaça de Ouro Preto a Mariana, ida e volta.

No final faça uma parada para o café, e posso dizer com propriedade que tomar um cafezinho em Ouro Preto são #outros500 na vida.

Construções em Ouro Preto Cidade Turística

Um fato interessante sobre a cidade é que possui duas características muito marcantes e extremamente opostas. Ao mesmo tempo que recebe influência religiosa e conservadora; sendo conhecida pelo número de belas igrejas ou arquitetura barroca. Também é cidade do carnaval com várias repúblicas que acomodam os estudantes da UFOP. Portanto, a histórica Ouro Preto recebe turista de todas as idades.

Em Ouro Preto é possível conhecer obras de Aleijadinho e curtir grandes festas como o festival de inverno. Para quem não gosta de muita gente é bom pesquisar mais sobre os eventos, algumas ficam bem tumultuadas.

 

Outra grande questão sobre a antiga Vila Rica são as ruas calçadas em pedra sabão, bem estreitas, com ladeiras moldadas pelas casas que se agrupam junto parecendo apoiar umas nas outras. Fica difícil locomover de carro, para caminhar com segurança e conforto use calçados de salto baixo ou tênis.

Ouro Preto possui uma variedade enorme em pousadas e hotéis, dos mais luxuosos aos mais simples, são super aconchegantes. Jà fiquei na pousada Solar da Ópera, Solar do Rosário com a vantagem de ficar em localização estratégica. A primeira bem próximo á praça Tiradentes e a segunda em frente a igreja do Rosário, em local mais tranquilo que o centro.

Confere o guia com 26 estabelecimentos de hospedagem

O que acharam desse roteiro de Ouro Preto? É irresistível, não é mesmo?

Abraços!

 

Veja também

Deixe seu comentário

Comentários

Viagem