Como conhecer a região central de São Paulo no fim de semana

É possível conhecer vários pontos turísticos da cidade de São Paulo em um fim de semana. Mas, como a capital é uma imensidão em oportunidades de turismo e negócios, resolvi criar esse post para quem conhece pouco ou nada da capital paulista. Por isso te contar um pouco sobre: Como conhecer a região central de São Paulo em um fim de semana.

Muitos eventos acontecem por lá e algumas pessoas só vão com objetivo específico de fazer compras, participar de Congresso, Feira,  Bienal, etc… Eu posso contar nos dedos quantas vezes fui a São Paulo, por incrível que pareça amo viajar e nunca fiz turismo real na cidade paulistana. Da última vez resolvi encarar a capital com outra perspectiva, estipulando como meta conhecer SAMPA melhor.

Dicas de São Paulo Brasil

Se você nunca foi a São Paulo, saiba que poderá chegar na capital desembarcando por um dos aeroportos, Congonhas ou Guarulhos. Não posso avaliar o trajeto do aeroporto para os bairros já que sempre utilizo o transporte rodoviário. Considero a opção de ir de ônibus excelente, principalmente para quem mora nos estados mais próximos como MG, RJ, Paraná, sendo que algumas empresas dão desconto 30% para passagens emitidas com antecedência, você não paga excesso de bagagem (principalmente se quiser fazer compras), além de poder trocar ou devolver a passagem sem custo adicional. O terminal rodoviário é Tietê ou Barra Funda, todos dois possuem estação de metrô, mais uma facilidade porque você já pega o metrô para estação mais próxima da sua hospedagem. A terceira opção para chegar em São Paulo é de carro, que sinceramente também não sei dizer se é uma boa escolha já que tem todo aquele problema com o trânsito.

Shopping na avenida Paulista

Depois de escolher como chegar em SP, você deverá definir um bairro para se hospedar, através do mapa abaixo você pode se orientar melhor de acordo com seu interesse na região central. Lembre-se, quanto mais próximo da estação de metrô mais fácil e econômico! Gosto de ficar próximo avenida paulista, que é simbolo da capital, com quase 3km de extensão, começando no bairro Paraíso e terminando na Consolação. Vale a pena uma boa caminhada por lá, tem lojas, cafés, shopping, tem o MASP, muita cultura envolvida.

Mapa bairro São Paulo

Assim que estiver tudo organizado, transporte e hospedagem, você vai planejar seu roteiro de turismo maximizando seu tempo. Se preferir pode começar por conhecer o que tem de mais interessante próximo ao seu hotel, posteriormente seguindo área mais central, como praça da Sé que é o marco zero da cidade, onde você vai conhecer a catedral de mesmo nome e fazer uma caminhada até o viaduto do chá. Da estação mais próxima a sugestão é você ir em direção estação da Luz, uma das mais importantes com acesso ao Museu da Língua Portuguesa, que está fechado atualmente para reforma (lembram do incêndio?), mas você também pode conhecer bem próximo a Pinacoteca.

São Paulo capital multicultural

Como já disse anteriormente, usar o metrô em SP é bem simples! Aconselho acessar o site com antecedência, planejando seu transporte. Uma ideia é você programar um domingo na Avenida Paulista, ela fica fechada para lazer e tem a feira de artes e artesanato, outra opção é você pegar o metrô, são várias opções ao longo da avenida, indo para estação da República, aproveitando também a feira de artesanato da Praça da República.

Metrô de São Paulo

São Paulo é multicultural, contando com uma população de 12 milhões de pessoas na capital, sendo a cidade mais populosa do continente americano. É um dos maiores centros de compras da América, com aproximadamente 240 mil lojas e mais de 50 ruas especializadas em diversos segmentos. Para comer e beber, são milhares de restaurantes ou bares, a vida noturna da cidade é muito agitada. Além das várias opções de redes famosas mundialmente, como o Starbucks, Outback e Applebee’s, São Paulo conta com hamburguerias, cafés, bares especializados na culinária artesanal, o que pode oferecer ao turista uma experiência única.

Benjamin a padaria dicas São Paulo

Me segue no Instagram > @abracomundo < que já postei algumas dicas sobre a região central de São Paulo, além disso sempre tem post com roteiros programados no intuito de promover o turismo no Brasil. São cidades com contexto histórico do pais, que você pode conhecer melhor. Ainda para quem está interessado em São Paulo capital, que tal buscar perfil sobre a cidade na rede social? Você também pode seguir no Instagram @vejasp, @sp4you e @aondeiremsp, são alguns exemplos. Se tiver alguma dica, compartilha comigo nos comentários…

abraços!

 

Veja também

Deixe seu comentário

Comentários

Viagem