Roteiro Turístico de 2 dias em São João Del Rei

São João Del Rei é uma cidade mineira rica em História e Cultura, bem próxima a charmosa Tiradentes, distante apenas 187km de Belo Horizonte | MG. Já fui algumas vezes para apenas um final de semana, posso garantir que um roteiro turístico de 2 dias é suficiente para conhecer o melhor de SJDR.

Pontos de interesse em São João Del Rei

Detalhes da fachada da Igreja São Francisco de Assis em São João Del Rei

Os principais pontos de interesse ficam no centro histórico da cidade, você pode começar o passeio pela Igreja São Francisco. Faça uma bela caminhada se quiser realmente apreciar cada detalhe da arquitetura colonial. Bem próximo da Igreja São Francisco de Assis fica a antiga casa da Bárbara Heliodora (poeta e ativista política na Inconfidência Mineira), andando em torno de um quarteirão você poderá visitar o Memorial Tancredo Neves.

Turismo em São João Del Rei

Memorial Tancredo Neves em SJDR

Se bater a fome próximo ao horário de almoço, vá até o Restaurante Dedo de Moça ou no Villeiros, beba um drink para relaxar e coma algo em um dos melhores restaurantes da cidade, tudo próximo da Igreja São Francisco.

Restaurantes em São João Del Rei

Restaurante Dedo de Moça

Após o almoço, continue seu dia de turismo andando até a ponte da cadeia, uma das principais da cidade. Aproveite para alguns registros fotográficos, pare um pouco para apreciar o vai e vem das pessoas, sem pressa!  Depois de um tempo atravesse o Córrego do Lenheiro, suba a rua Getúlio Vargas em direção às outras igrejas, siga até o Largo do Carmo, conheça algumas lojas de artesanato e termine o dia de preferência com um bom vinho na Taberna D’Omar.

Cássia Santana em São João Del Rei

Largo do Carmo em São João Del Rei

No segundo dia seu passeio pode ser até o Museu Ferroviário, conheça a estação de trem, compre um ticket bate-volta de Maria Fumaça até a cidade Tiradentes. Você pode incluir mais um dia para conhecer a cidade, se não retorne para SJDR, terminando a tarde no Largo da Igreja São Francisco. Onde tudo começou lembra? A praça é uma das mais bonitas da cidade, e ainda possui alguns bares | restaurantes com vista para a bela Igreja.

Clima em São João Del Rei

Ponte da Cadeia | ao fundo Arquitetura Colonial Histórica

O clima em São João Del Rei é bastante agradável, a melhor época do ano para conhecer a cidade é entre Abril a Setembro (meses de baixa incidência de chuva). No mês de julho acontece o festival de inverno, que movimenta a cidade com atrações na área de fotografia, jornalismo, além de outras oficinas. O custo de vida em São João Del Rei varia bastante, por ser uma cidade universitária se encontra restaurantes para todos os bolsos e fast-food com preço razoável. Também há inúmeras opções de hospedagem, porém é necessário reservar com antecedência em época de feriados ou eventos.

Onde Comer e beber em São João Del Rei

Fim de tarde no Largo da Igreja São Francisco de Assis

Oswald de Andrade esteve em SJDR com Tarsila do Amaral (em 1924) escreveu um poema: Ide a São João Del Rei

Convite

São João del Rey
A fachada do Carmo
A igreja branca de São Francisco
Os morros
O córrego do lenheiro

Ide a São João del Rey
De trem
Como os paulistas foram

A pé de ferro

Portanto, te faço um convite a fazer um roteiro de 2 dias em São João Del Rei. O que acha?  Me acompanha no Instagram [ @abracomundo ] para mais fotos com dicas. Deixa sua opinião nos comentários, ela é muito importante.

Abraços!

Veja também

Deixe seu comentário

Comentários

Viagem