Caminho da Fé: O que você precisa saber!

Caminho da Fé é uma peregrinação que vai além da questão religiosa, com um percurso para ser feito a pé ou de bike. A versão brasileira, do Caminho de Santiago, parece que foi desenhada a dedo. O percurso pode começar em Tambaú com 424km até Aparecida do Norte, uma segunda opção é começar em Águas da Prata com 318km, mas também pode sair de Paraisópolis com 113km até a Basílica. O roteiro é variável, eu por exemplo comecei o trajeto a partir de Andradas.

Caminho da Fé Abraço Mundo

Casa Geraldo, vinícola, logo após sair de Andradas

Andar a pé durante tanto tempo é uma lição de vida! São vários trechos de alto nível de dificuldade, que gera muita ansiedade para quem ainda não conhece o caminho. Nesse post tem dicas dos principais trechos que fiz de Andradas até Paraisópolis. O restante eu finalizei de carro porque meu pé já estava machucado. É preciso reforçar que o Caminho da Fé pode ser feito por qualquer pessoa, mas não é para todos. Um momento de se desapegar e sair da zona de conforto.

Assim que você decidir realizar o caminho da fé, acesse o site oficial e faça uma simulação do seu roteiro com a quilometragem de caminhada e quantidade de dias que pretende terminar., a partir daí o site dá uma sugestão de lugares onde você deverá fazer uma parada para dormir até chegar em Aparecida do Norte – SP. Durante todo o percurso você deverá seguir a seta amarela, sinalização para chegar na Basílica.

Caminho da Fé Serra dos Lima

Subindo a Serra dos Lima

O site não tem como avaliar o condicionamento físico de cada peregrino, por esse motivo ele pode até falhar na divisão de kilômetros a percorrer por dia. De acordo com meu roteiro inicial, no primeiro dia, eu deveria começar em Andradas e parar em Crisólia. Mas, preferi parar antes na Barra e no segundo dia seguir até Inconfidentes – MG.

O percurso de Andradas até a Barra é puxado para quem tem pouca resistência física, é subida até Serra dos Lima por um longo trecho, e depois da Barra até Crisólia também tem trecho de subida. Você vai passar pela propriedade rural de D. Natalina, João e Joelma e a Chácara Santa Catarina. De Crisólia até Ouro Fino é plano, porém tem pouca sombra, devendo ser evitado no horário da tarde com sol mais forte. De Ouro Fino até Inconfidentes é plano, são apenas 10km.

Caminho da Fé

Pousada da Joelma, onde fiquei hospedada na Barra

Para chegar até Borda da Mata tem um percurso de alto nível de dificuldade, reserve um dia para o trecho. A sugestão é se hospedar na pousada Nossa Senhora de Fátima, fiquei muito satisfeita com a recepção, almoço e café da manhã perfeitos! Telefone (35) 3445-2853

Indo até Tocos do Moji também é um nível alto de dificuldade, inclusive é nesse trecho que passa pela Porteira do Céu, depois vem o percurso para chegar em Estiva, que muitos chamam de “M”, por fazer um sobe, desce em sequência. Esse segundo apesar de bastante difícil tem muito ponto de apoio no meio do caminho. Em Estiva, fiquei hospedada na pousada Vale Verde, fica  em torno de 2km após centro, é um estabelecimento com muito conforto.

Caminho da Fé

Porteira do Céu antes de Tocos do Moji

A serra do caçador é uma das mais famosas pelo seu nível de dificuldade, com subida íngreme e longa, fica depois de Estiva, indo para Consolação. Apesar disso, na minha opinião o trecho mais difícil é onde não tem ponto de apoio e percurso feito por estrada pavimentada com intenso movimento de veículos. Tem asfalto para chegar em Paraisópolis e em Campos do Jordão, mas eu só posso falar sobre o percurso até o bairro do Canta Galo.

A serra da Luminosa é a segunda mais famosa pelo nível de dificuldade, andei pesquisando na Internet e li que muitos peregrinos costumam se hospedar na D. Inês, porque sua propriedade fica bem no início do trecho. É bom fazer reserva!

Peregrino Caminho da Fé

Amigos que fazemos pelo caminho

O Na Trilhas me ajudou com algumas dicas sobre calçados, remédios, e outras dicas. No blog do site oficial tem mais detalhes interessantes, leia sobre o percurso até pousada da Dona Inês. Outras considerações: a maioria das hospedagens só aceitam dinheiro, a operadora com sinal em parte das estradas é a VIVO.

Dica Plus: Para escolher um bom tênis de caminhada utilize o site da Cupom Válido.

Caminho da Fé é autoconhecimento, fé, determinação. Um mix de emoções que vai do medo até a certeza de que o universo conspira a nosso favor. Eu não cheguei na Basílica a pé, mas ano que vem pretendo fazer a etapa Paraisópolis até Aparecida – SP. Tem dicas ou dúvidas? Deixa nos comentários.

Abraços!

 

Veja também

Deixe seu comentário

Comentários

Viagem