Assistência Jurídica é necessário para Viajar?

Na hora de contratar seguro viagem se faz necessário ler sobre as coberturas de despesas médicas e odontológicas, acidentes, extravio, violação de bagagem, entre outras, por isso é tão importante a assistência jurídica.

O seguro é obrigatório em países internacionais que estão na lista do tratado de Schengen.

No entanto, se você conhecer a França, o seguro viagem também é obrigatório, incluindo todos viajantes que irão com você.

Mesmo que você vá de carro para sua viagem em países do Mercosul, existe necessidade de contratar um seguro viagem carta verde, que abrange coberturas de danos materiais e corporais, sendo muito semelhante ao seguro DPVAT.

Existem muitos outros imprevistos que podem ocorrer, incluindo a demanda por serviços de assistentência seguro viagem.

Mas será que é preciso contratar esse tipo de cobertura?

Veja aqui quais são as vantagens do seguro que envolve a assistência jurídica.

Dicas de assistência jurídica em viagens

O que é uma assistência Jurídica?

Primeiramente, vamos entender o que envolve a assistência jurídica no momento de contratar seguro viagem.

A maioria das cotações de seguros oferecem na apólice a possibilidade de contratar ainda assistência, caso o contratante queira esse tipo de cobertura.

Basta iniciar as pesquisas com os detalhes da sua viagem e verificar os planos disponíveis.

A assistência jurídica do seguro é destinada aos problemas com a lei que o usuário possa ter, com ressarcimento ou acionamento de profissionais do ramo.

Dessa forma, se você se envolver em um acidente, seja de carro, durante uma atividade, ou em outra despesa legal, um advogado estará disponível caso necessite de alguma defesa ou orientação.

A cobertura jurídica pode amparar despesas legais de honorários com advogado, pagamento de fianças e processos jurídicos envolvendo o segurado(os).

Como adicionar assistência jurídica no seguro contratado?

Por mais que não seja obrigatório a cobertura de assistência jurídica, ela se faz muito importante para adicionar ao seu pacote.

Quando for fechar negócio com a seguradora escolhida, leia atentamente todas as cláusulas da sua apólice, perguntando da existência ou possibilidade de adicionar esta modalidade.

Caso você precise dos serviços, existem duas possibilidades de uso: uma é o pagamento das despesas sair do seu bolso, e você receberá o reembolso da seguradora depois.

Sendo assim, se você fez uma organização financeira para viajar com segurança, separar uma grana ou cartão de crédito disponível para imprevistos relacionados a assistência deve estar na sua lista de gastos.

Outra forma é a própria companhia realizar os trâmites da contratação dos profissionais responsáveis pela assistência, realizando os pagamentos dentro do capital determinado. 

Para não se preocupar com gastos extras, verifique de quanto é o valor máximo da indenização, assim você já verifica se esse tipo de cobertura vale a pena contratar e como deve ser acordada.

Viajar seguro

Como acionar assistência jurídica do meu seguro?

Para acionar o serviço é preciso determinar o tipo de acordo. Caso seu contrato indica que você será ressarcido, são necessárias algumas orientações.

Segue abaixo uma lista de documentos que devem ser entregues na seguradora. 

  • Boletim de ocorrência (B.O) do ocorrido (cópia);
  • Documentos utilizados na defesa (cópia);
  • Documentos da audiência, incluindo a participação do advogado (cópia);
  • Recibos de honorários, registro profissional do advogado e os horários dos atendimentos.

O formulário do aviso de sinistro deve ser preenchido e as cópias autenticadas dos seus documentos pessoais como RG e CPF.

A seguradora também poderá solicitar outros documentos, incluindo de pessoas que estavam com você, por isso, tudo deve estar esclarecido.

Por mais que a assistência não esteja inclusa automaticamente nos seguros de viagem, essa é uma alteração que pode te amparar no que diz respeito à problemas legais em um país.

Com a assistência resolvida, para aproveitar a viagem ainda mais, há alguns modos de viajar barato  pra você curtir muito e gastar pouco! Com as finanças e as questões legais solucionadas, fica muito mais fácil curtir as férias.

Abraços!

Veja também

Deixe seu comentário

Comentários

Viagem