Roteiro de um dia em Morretes – PR

Nesse post vou contar um pouco sobre Morretes no Paraná, como é fácil chegar e realizar roteiro de um dia na cidadezinha.

Eu por exemplo fiz um bate volta, saindo de Curitiba às 9h da manhã, retornando às 15h no trem do pôr do sol. Esse passeio foi realizado no segundo Encontro de Blogueiros de Viagem (RBBV), com o apoio da empresa Serra Verde Express.

Morretes está localizada a cerca de 70Km da cidade de Curitiba, no Paraná. A região agrega muita história, belezas naturais e atrações turísticas perfeitas para uma viagem em família. Vi muitas crianças se divertindo na praça e nas ruas tranquilas.

Abraço Mundo Morretes ParanáAbraço Mundo Morretes a Curitiba

Clima e Gastronomia

O clima é bastante frio no inverno e muito calor no verão, já que está no meio dos morros a sensação térmica é mais quente que outras regiões do Paraná.

Andando pelas ruas é possível apreciar uma arquitetura diferenciada, com feirinha de artesanato, vários barzinhos na rua em frente o rio Nhundiaquara, além de muitas lojinhas de produtos típicos da região.

Não esqueça de conhecer a Ferrovia da cidade e comer o famoso Barreado no Restaurante Madalozo, esse último tem uma bela vista para o rio.

Restaurante em Morretes no ParanáBarreado comida típica Paraná

Conheça a História de Morretes

Uma curiosidade que eu não sabia, é que Morretes está localizada no litoral, sendo uma das mais antigas do Paraná. Como toda cidade colonial tem uma igreja imponente, conhecida apenas como Capela de Nossa Senhora do Porto e situada no alto de uma escadaria.

Historicamente o Porto de Cima, localizado na cidade, está posicionado à beira da serra do mar, e adquiriu grande relevância como entreposto comercial. Em seu auge, era ponto de escoamento da produção de erva-mate.

E foi através dos caminhos coloniais que ligavam o litoral ao planalto do Paraná que surgiu a famosa estrada da Graciosa. Se você chegar a Morretes de carro pode passar por esse trecho, que apesar da neblina durante a manhã, tem uma imagem linda.

Também é possível fazer paradas estratégicas para registrar fotos ou comer em um dos quiosques. Você irá se encantar ao chegar em Morretes, que pode ser conhecida em um dia, mas eu voltaria para passar uma noite.

Morretes com as criançasRoteiro de um dia em Morretes

A ferrovia de Morretes, no Paraná

De acordo com a história da ferrovia que liga Curitiba, Morretes e Paranaguá, essa foi planejada para ligar o litoral ao planalto Curitibano, em 1880.

Da época Imperial, foi construída ha mais de 130 anos como um projeto muito moderno, foram utilizadas tecnologias que superavam tudo que era conhecido naquele tempo.

Turismo com Serra Verde Express

Atualmente, a ferrovia é dedicada ao transporte de cargas, além do turismo. Chegar à cidade de trem, ou voltar no pôr do sol é uma experiência única. Na viagem cruzamos a serra do mar, repleta de natureza, em cada vagão tem uma pessoa da empresa narrando a História dessa região.

Também é servido lanche, bebidas e são vendidos outros produtos para guardar de recordação ou levar de presente.

Para fazer o percurso Curitiba – Morretes basta pegar o trem a partir da rodoviária da capital, às 8h30 no atendimento da Serra Verde Express. A viagem dura cerca de 4h15, não esqueça a máquina fotográfica para registrar os melhores pontos, o celular para gravar algumas cenas e talvez um livro para se distrair.

Passeio de trem a MorretesSerra Verde Express

Quem quiser ir de ônibus partindo da rodoviária de Curitiba, deve procurar a viação Graciosa. Não perca a oportunidade de voltar no passeio de trem com a Serra Express, que sai de Morretes às 15h, esse passeio é um dos mais espetaculares do mundo.

Com certeza é um roteiro para ficar na memória e querer voltar muitas vezes ao Sul do Brasil.

abraços!

Aproveite algumas dicas para organizar melhor a sua viagem
  • Caso tenha interesse em alugar um apartamento ou casa, se cadastre no Airbnb. Clicando no link você ganha um crédito de $130,00 para sua primeira viagem, além disso é uma forma bem interessante para economizar.
  • Se preferir reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo pelo Booking sem pagar nada a mais por isso.
  • Quando for realizar uma viagem internacional, não esqueça que o seguro é obrigatório, compare preços em alguma cia.
  • Para fazer pesquisa de passagem aérea utilize o site da MaxMilhas, você ganha um crédito de $20,00 na primeira compra.

Veja também

Deixe seu comentário

Comentários

Viagem