Petrópolis no Rio de Janeiro sem Segredos

Um dos principais destinos turísticos no Rio de Janeiro é a cidade imperial de Petrópolis. Quer conhecer um pouco dos segredos da Serra Fluminense? Um guia básico sobre o que fazer em uma das cidades mais charmosas do Brasil, inclusive para aproveitar em dias de chuva.

Petrópolis no RJ recebe turistas o ano inteiro, mas é durante o inverno que ganha uma cara ainda mais especial. Suas atrações passam por museus, cervejarias, trilhas e muito mais!

Trata-se de um verdadeiro passeio pela história do país, por uma gastronomia de excelente qualidade e pela exuberante Mata Atlântica localizada a 45 minutos da capital, em torno de 1 hora de carro do centro do Rio de Janeiro.

Se você for de ônibus a Petrópolis tem linha regular da rodoviária Novo Rio, já em Juiz de Fora – MG a empresa Única Fácil também tem disponibilidade com frequência. Lembrando que o terminal rodoviário da cidade fica um pouco distante do centro histórico. Quando precisei me locomover por longa distância usei UBBER e Táxi.

Não achei perigoso turistar pelos bairros, é tranquilo e seguro, não tenha medo de viajar sozinha para região da Serra Fluminense e as atrações turísticas te permitem aproveitar ao máximo sem medo de ser feliz.

Antes de explicar alguns pontos de interesse em Petrópolis eu vou resumir um roteiro que você pode organizar de acordo com a sua disponibilidade de tempo.

  • Catedral São Pedro de Alcântara
  • Museu Imperial
  • Palácio Amarelo
  • Casa da Princesa Isabel
  • Palácio Mauá
  • Palácio Rio Negro (residência de veraneio dos Presidentes do Brasil)
  • Palácio de Cristal
  • Casa Encantada (onde residiu Santos Dumont)
  • Relógio das Flores (perto da Faculdade Católica)
  • Trono de Fátima
  • Museu de Cera
  • Praça 14 Bis (tem uma réplica do tamanho do avião criado por Santos Dumont)
  • Praça da Liberdade, também conhecida como Praça do Bode
  • Museu Casa do Colono
  • Parque Cremerie
  • Cervejaria Bohemia
  • Rua Teresa (será que vale a pena fazer compras? Tem que garimpar)

Saindo de Petrópolis, você passa pelo bairro Quitandinha, onde fica o Palácio e Hotel de mesmo nome, tem uma visita guiada para conhecer suas dependências. Além disso o centro da cidade está próximo a Serra dos Órgãos, ideal para quem curte natureza ou trilhas.

Leia mais sobre: Passeio pelo Quitandinha em Petrópolis – RJ

pontos turísticos de Petrópolis RJ

Ah, fui informada que na estrada, antes do Quitandinha, tem uma feirinha roupas e artesanato. Confesso que ainda não conheço! São muitos pontos turísticos, eu gosto de conhecer com calma e não viajo de carro. Se você quiser otimizar seu tempo, selecionei o que fazer em um final de semana em Petrópolis, sem pressa.

Centro Histórico

Prepare-se para andar, é a melhor forma de observar a arquitetura e conhecer o centro histórico de Petrópolis que guarda preciosidades entre as suas ruas arborizadas, avenidas tranquilas e casarões onde morou parte da realeza e nobreza do Brasil, se estiver chovendo aproveite para usar as galochas e uma bela sombrinha.

Leia também >> As mais belas Galochas

Um lugar imperdível é a Avenida Koeller que tem diversas mansões do século XIX, é lá que encontra as casas de personalidades muito famosas, como a da Princesa Isabel. Para auxílio dos turistas, cada casa de relevância tem uma plaquinha vermelha para contar quando foi construída e a quem pertenceu. Por perto estão o Museu Imperial, a Casa de Santos Dumont, o Palácio Rio Negro, a Praça da Liberdade e a Catedral de São Pedro de Alcântara.

Café do Museu Imperial em Petrópolis no Rio de Janeiro

Museu Imperial

Ir a Petrópolis e não ir ao Museu Imperial é como passear pelo Rio de Janeiro e não conhecer o Cristo Redentor. A principal atração turística da cidade foi a residência de verão de Dom Pedro II durante todo o período de seu reinado. As salas e quartos são montados como se estivessem nos tempos do império e o visitante pode visitar as relíquias da família imperial andando sobre pantufas.

Para quem tem curiosidade, por lá estão o trono do imperador, bem como as coroas e cetros, e também pinturas e outros objetos que remontam àquele período. Os jardins são belíssimos, tem um café que você pode programar um brunch ou almoço e vale muito a pena curtir. Tem um dia da semana que acontece o Sarau Imperial + o espetáculo noturno Som e Luz, verifique a programação e os preços quando você for ao Museu.

pontos turísticos Petrópolis RJ

Museu Casa de Santos Dumont

Uma das maiores personalidades de nossa história, o inventor Santos Dumont foi um ilustre morador de Petrópolis no Rio de Janeiro. A sua casa traz muitas de suas criações, um passeio muito curioso por móveis multifuncionais e aparatos geniais.

O espaço é pequeno, mas cheio de conteúdo: passar por lá é ter um pouco da experiência de se imaginar na mente do “pai da aviação”. Pequeno e esguio, Santos Dumont adaptava tudo ao seu redor para que melhor pudesse viver. “A Encantada” é um lugarzinho muito peculiar e uma ótima visita.

Eu já conhecia um pouco da história de Santos Dumont na cidade em que ele nasceu e por isso fiquei bem interessada em conhecer mais sobre a sua trajetória. Ele transformou o meio de transporte pelo mundo, reduzindo distâncias e facilitando a vida de quem ama viagem. Muita admiração por essa personalidade criativa.

Leia também >> Como chegar no Museu Cabangu na cidade Santos Dumont em MG

Dicas e passeios em Petrópolis RJ

Cervejaria Bohemia

A cidade de Petrópolis se tornou um dos principais polos cervejeiros do país depois que diversas empresas do setor foram criadas ou se instalaram por lá. Muitas delas, como a Bohemia, disponibilizam um tour em que o visitante tem contato com a história da bebida no Brasil, seus ingredientes e a forma como ela é fabricada.

No tour cervejeiro você pode observar todo o processo de mistura e fermentação, e conhecer os tipos diferentes de cerveja é o ponto alto do passeio. Na Bohemia também tem um restaurante muito elogiado e, claro, um ótimo bar à disposição. E se quer levar algo para casa, não pode deixar de passar na lojinha.

O que fazer nas férias de inverno em Petrópolis RJ

Rua Teresa

Quer fazer compra de roupas com preço baixo? Tem a famosa rua Teresa em Petrópolis, dizem que já foi um grande sucesso, hoje perdeu prestígio.

A história do pólo de moda começou por volta de 1916, impulsionada pela indústria têxtil, quando ganhou sua primeira malharia. Nos anos 50 e 60, com o declínio das fábricas, a rua virou centro de confecções e pontos de venda. A rua é conhecida como um Shopping a céu aberto, com roupas e acessórios de moda a preços de fábrica (atacado e varejo).

De acordo com informações o Pólo de modas do Bingen tem melhores preços, se você tiver interesse em compras, vale a pena pesquisar um pouco mais. Uma das maiores fábricas de Seda  no Brasil era a Werner que fica no bairro Bingen.

Melhor época para conhecer Petrópolis – RJ?

No verão chove um pouco mais, o que não impede conhecer muitos pontos turísticos e na época de Natal fica tudo ainda mais bonito. Tem festival de gastronomia no verão e tem sabores de outono (que antecede o inverno) acontece no bairro Valparaíso, vale a pena conhecer a gastronomia. Em junho tem a Bauernfest, que é a festa do colono Alemão com muita cerveja, comida e frio para quem gosta.

Você não vai se arrepender de conhecer a cidade que preserva importantes traços da cultura alemã na culinária, na arquitetura e nas festas. A emissora Rede Globo já gravou várias novelas por lá (lembram da novela Império? Teve locação em Petrópolis – RJ)

O que levar na mala de viagem a Petrópolis – RJ?

Leve blusa de frio inclusive no verão, a cidade está a 838 metros acima do nível do mar e o clima é bem ameno. A Serra do Mar, forma uma especia de paredão e a vegetação proporciona muita sombra com umidade. Não esqueça de sapatos confortáveis para andar por longo tempo e no inverno leve botas, casacos com blusa de lã, cachecol e toucas.

Se ainda tem dúvida de onde passar as próximas férias, conheça Petrópolis no Rio de Janeiro.

Abraços!

Aproveite algumas dicas para organizar melhor a sua viagem
  • Caso tenha interesse em alugar um apartamento ou casa, se cadastre no Airbnb. Clicando no link você ganha um crédito de $130,00 para sua primeira viagem, além disso é uma forma bem interessante para economizar.
  • Se preferir reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo pelo Booking sem pagar nada a mais por isso.
  • Para fazer pesquisa de passagem aérea utilize o site da MaxMilhas, você ganha um crédito de $20,00 na primeira compra.

Veja também

Deixe seu comentário

Comentários

Viagem