Qual a importância dos aeroportos no Brasil

Os aeroportos são sempre ambientes que geram muita curiosidade por parte não apenas dos entusiastas em aviação, como também de passageiros que circulam nestas estruturas. Sejam terminais de grande porte, como Guarulhos e Congonhas, ou pequenos aeroportos de cidades de interior, o Brasil possui milhares estruturas que atendem milhões de passageiros ao longo do ano. Por isso vou compartilhar a importância desse espaço para quem ama viajar, destacando os melhores aeroportos que já conheci em nosso país.

A modernização dos aeroportos é de extrema importância no planejamento dos viajantes, isso tem tornado esses locais cada vez mais atraentes, alguns tem muitas opções de alimentação e serviços que tornam a espera pelos voos mais confortável para nós passageiros. Eu encaro o aeroporto como um Shopping, gosto tanto que me atrevo ir só para passear.

a importância do aeroporto

Segundo país do mundo com mais aeroportos

Você sabia que o Brasil é o segundo país do mundo com mais aeroportos registrados, ficando atrás apenas dos Estados Unidos? Isso mesmo, o território nacional possui 99 aeroportos, com 18 deles atuando com voos internacionais de outros 81 com movimentações nacionais. Além disso, o país registra ainda 2499 aeródromos, sendo desde 1911 de práticas privadas e outros 588 públicos. É importante destacar que, de acordo com as normas da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC ), a definição de aeroporto é todo aquele aeródromo que possui ferramentas de apoio para operações de voo, embarque e desembarque de passageiros.

Aeroportos com maior movimentação de passageiros

Os dois maiores aeroportos de São Paulo são, também, os que mais movimentaram passageiros em 2018. O aeroporto de Guarulhos, de acordo com os dados da ANAC, teve mais de 41 milhões de passageiros em suas operações. Em segundo lugar veio Congonhas, com 21 milhões. Um número que chama muita atenção para o fluxo do aeroporto de Guarulhos, que é quase o dobro do segundo colocado. Guarulhos também é o terminal com mais movimentação de passageiros na América do Sul.

O Top 5 deste aspecto se completa com o Aeroporto Internacional de Brasília, em terceiro lugar, com um fluxo superior a 17 milhões de pessoas. A quarta posição é ocupada pelo Aeroporto Tom Jobim, também conhecido como Galeão, no Rio De Janeiro. Porta de entrada da maior cidade turística do Brasil, o terminal recebeu pouco mais de 14 milhões e meio de passageiros no último ano. Quem fecha o Top 5 é o aeroporto de Cofins, em Minas Gerais.

Melhores aeroportos do Brasil

Brasil com dois aeroportos entre os 10 melhores do mundo

No mês de maio de 2019 foi divulgado o Top 50 da AirHelp Score, que lista os cinquenta melhores aeroportos do mundo a partir de uma série de avaliações. O Brasil foi o único país do mundo a ter dois terminais entre os 10 melhores. São eles o Aeroporto Internacional Afonso Pena, de Curitiba, que ocupa a quarta colocação, e o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, que ficou no décimo lugar.

Para a análise foram avaliados os 132 aeroportos mais utilizados do mundo e teve como critério alguns aspectos como a pontualidade dos voos, qualidade dos serviços oferecidos e nível das opções de varejo e alimentação disponíveis no terminal.

O ranking ainda contou com aparições dos aeroportos internacionais de Recife, Brasília, Confins, Santos Dumont e Pinto Martins, de Fortaleza.

O aeroporto da praia da Bahia mais próxima de Minas Gerais fica em Porto Seguro. Tem uma infraestrutura pequena, mas da última vez que fui me apresentaram o espaço VIP do aerporto.

Abraços!

Veja também

Deixe seu comentário

Comentários

Viagem