Guia completo sobre Canela – RS

Localizada no Rio Grande do Sul na Serra Gaúcha, a cidade de Canela é um  lugar bem procurado pelos viajantes, sobretudo no inverno e durante a preparação para o Natal Luz.

Canela fica muito próxima de Gramado, assim os turistas podem conhecer as duas cidades em apenas um roteiro, vai depender de quanto tempo você tem para viajar e do seu orçamento.

Leia também >> Passeios imperdíveis Gramado e Canela – RS

Na primavera a região é bastante conhecida por suas hortênsias, inclusive a cidade de Canela pode também ser chamada de: a cidade das hortênsias.

A cidade de Canela é também muito influenciada pela cultura alemã e italiana, em julho acontece a festa colonial.

Está pretendendo viajar para canela? Continue com a leitura que aqui vai um guia completo sobre a cidade.

Qual melhor época para conhecer Canela?

A verdade é que Canela é um ótimo destino para se viajar durante todo o ano. Tudo vai depender de suas preferências pessoais ou do seu perfil de viajante. Cada época do ano tem a sua beleza e particularidade.

Muitos casais gostam de ir no inverno, familia com crianças podem preferir a páscoa ou Natal Luz, quando a cidade ganha uma decoração espetacular. Já quem pretende descansar aproveitando menos agito tem a opção de ir no carnaval, como uma baixa temporada.

Lá as temperaturas são mais baixas do que em outras regiões do Brasil, chegando a nevar durante o inverno. E isso, acaba tornando o passeio bem romântico para os casais.

Outra estação incrível para se visitar Canela é na primavera, onde a cidade fica repleta de hortênsias.

Na época de inverno e a partir de Outubro até o Natal é melhor se antecipar na reserva do hotel, pois essas são as épocas em que a cidade fica mais cheia de turistas.

Guia completo Canela RS

Períodos de chuva em Canela – RS

No verão há mais período de seca na região Sul e durante o outono, inverno costuma chover ou fazer serração com neblina, mas o clima pode variar bastante. Eu estive na cidade em Julho e teve dia com Serração, no outro dia amanheceu com sol, porém frio.

Lugares imperdíveis em Canela – RS

Canela possui lugares interessantíssimos para se visitar e vou citar alguns que você não terá que gastar um tostão do seu bolso.

1. Catedral de Pedra de Canela

Localizada no centro de Canela, a Catedral de Pedra de Canela é um dos pontos turísticos gratuitos mais conhecidos. Essa catedral é enorme e a sua arquitetura é interessantíssima. Só a torre dessa igreja chega aos 65 metros, sem contar, os 12 sinos de bronze.

Ela contém também algumas obras de arte feitas por artistas internacionais que valem a pena conferir. Simplesmente maravilhosa!

A Catedral de Pedra de Canela está localizada no centro da cidade.

2. Estação Campos de Canella

Se você gosta de experimentar cervejas, a Estação Campos de Canela é ideal. Também nessa estação costuma-se fazer paradas para um descanso das rotas de passeio. Lá você conta com vários pubs, lojas e restaurantes, é a rua coberta

Tem um trenzinho que a criançada ama. Dar uma passadinha lá pode valer muito a pena. A estação fica no centro de Canela.

3. Passeio das Cores

Tem entrada e saída por duas ruas, uma delas fica ao lado do Amabile Café. O passeio das cores é todo decorado com grafite, rende fotos lindas, você pode comprar lembrancinhas por lá.

passeio das cores em Canela RS

O que fazer à noite em Canela?

Canela é uma cidade que conta com várias opções para quem curte a noite, porém o movimento não vai até muito tarde. No centro de Canela tem bares, pubs, cafeterias e tem uma pizzaria temática que é uma delícia.

A toca da bruxa é a primeira pizzaria temática do Brasil, abre a partir das 18h30 e funciona no sistema de rodízio. Uma das melhores pizzas que já comi, vale a pena dar conferida.

Tem também a chamada Noite Gaúcha na Churrascaria Garfo e Bombacha. Lá funciona assim: você compra um ingresso e tem direito de comer a noite inteira as comidas típicas e o bom churrasco com chimarrão.

Ainda na Churrascaria Garfo e Bombacha, tem shows e danças típicas.

Ah, e não poderíamos também deixar de citar Ice Bar, que fica no Mundo Gelado do Capitão. É uma ótima pedida para quem gosta de frio.

Três Cafeterias imperdíveis

Como um bom lugar para comer o que não falta em Canela são as cafeterias

Amabile Café – bem decorado e mais requintado

Doce Amelie Café – todo rosa, empresta casacos e rende boas fotos

Cê Experience – tem o grafite, é bom para levar as crianças

cafeterias em Canela RS

O que levar na mala para Canela?

A mala deve ser muito bem planejada para melhor aproveitamento, principalmente no inverno.

Confira algumas dicas importantes para preparar a sua mala para Canela:

1. No inverno

O frio é mais rigoroso em meados de junho a agosto. Mas nem por isso você deve carregar vários casacos. Tenha blusa segunda pele de acordo com os dias que você vai passar e até dois casacos mais pesados.

Esses casacos devem ser curingas, que possam facilmente combinar com outras peças de roupas. Podem ser levados botas e tênis para passeios a pé durante o dia.

Não esqueça uma meia calça mais grossa para usar por baixo da calça, toucas para proteger a cabeça, cachecol e luva. Eu levei legging que ocupa menos espaço na mala, uma para cada dia. Se você for passar uma temporada maior pode repetir as peças sem problemas.

leia também >> Legging feminina para otimizar os looks de Viagem

2. No verão

Caso você visite Canela no verão leve blusa mais levinha, vestido, uma calça para quando a temperatura cair. No verão as temperaturas lá chegam a bater mais de 30°, porém no final da tarde pode ter uma brisa mais fria, então leve um casaquinho tipo cardigã, e um cachecol que você pode usar por cima da blusa. Sandália e tênis. O tênis é uma peça indispensável em qualquer estação, pois ele torna as caminhadas mais fáceis.

Essas são apenas algumas dicas que você pode adaptar ao seu estilo e gosto pessoal. O mais importante é que menos é sempre mais, além disso na cidade de Gramado você pode alugar casacos e outros acessórios. Dê uma olhada no Instagram Aluguel de Casacos em Gramado.

    • Evite levar grandes quantidades de roupas. Procure levar itens curingas que podem ser feitos em várias combinações;
    • Pense sobre as rotas que lá serão feitas;
    • Consulte a previsão do tempo antes de montar a mala

Seguindo essas dicas práticas, você conseguirá organizar melhor suas malas sem se sentir perdido, ou levando coisas que não serão usadas.

Esse guia sobre Canela te ajudou? Conte nos comentários.

abraços!

Veja também

Deixe seu comentário

Comentários

Viagem