Viajar com o Cãozinho – cuidados básicos

Algum tempo estou pesquisando sobre viajar com o cãozinho, acredito que é um dos pets que mais exigem atenção e carinho. Nosso Sans, por exemplo, não curte ficar muito tempo sozinho e apesar de ficar bem no hotel para cachorro, não acho justo deixá-lo por lá sempre que vamos fazer turismo. Então, os cachorros são super companheiros, trazendo alegria para nossas vidas, naturalmente queremos levar nosso amiguinho de quatro patas para todos lugares. Mas, existem alguns cuidados necessários antes de fazer uma viagem com um bichinho de estimação.

Vez ou outra vou compartilhar dicas de hotel Pet Friendly, praticidade de alimentos para cachorro durante passeios, como transportar seu bichinho com segurança, entre outras cositas más.  Uma coisa que eu não sabia é que tem até cinto de segurança apropriado para eles, portanto fique atento aos cuidados necessários para viajar com o cãozinho, seja de carro, ônibus ou de avião.

Abraço Mundo petfriendly

Os cuidados antes da viagem

O primeiro, talvez mais importante cuidado é com a saúde do seu cãozinho, uma viagem mais longa não é recomendada para os que estão mais idosos. Por isso, fique atento para alguns sinais do comportamento do seu companheiro de quatro patas.

Além disso, é preciso tomar um certo cuidado com o local para onde será a viagem. é preciso garantir que o cão está com as vacinas e vermífugos em dia. As empresas de transporte exigem a documentação de vacinas mais atestado de saúde do animal,  emitido por um veterinário. Eu li no Diário de Turista que podemos tirar passaporte brasileiro para cães e gatos, que é um documento que identifica seu bichinho, substituindo esse cartão de vacinas e o atestado. Legal né?

A viagem de avião

Em relação à viagem em si e aos meios de transporte, o avião muitas vezes se faz necessário, Procure saber qual é o procedimento de cada companhia aérea, a maioria delas permite transporte de animais, algumas inclusive na cabine. É preciso consultar informações sobre o tipo de caixa e o tamanho que será usada, peso do animal permitido, se é exigido a sedação ou não. Além disso, a quantidade de animais por voo é limitada, então, sempre consulte antes de comprar as passagens.

As empresas aéreas cobram uma passagem pelo cachorro, os valores variam de acordo com tipo de voo, a companhia e distância. Costuma custar mais de U$ 100 para viagens internacionais e R$ 250 em voos nacionais, nesse caso é preciso avaliar se realmente vale a pena levar o cãozinho. Lembrando que animais guias ou de apoio emocional não são cobrados.

Viajar com cachorro pet friendly

A viagem na estrada

A viagem na estrada costuma ser bem mais tranquila, para o bicho e seu dono, já que ambos ficam mais próximos. Dependendo do cachorro, ele pode ficar solto com cinto de segurança apropriado ou mesmo dentro de uma bolsa de carga. Na primeira viagem se ele se mostrar ansioso, uma caixa de transporte pode ser uma boa opção.

A caixa é bem parecida com aquela usada nos aviões, e deve ser maior que o cachorro para que ele se sinta bem confortável. No momento de comprar, imagine se ele tem espaço para se mexer, virar ou trocar de posição ou de lado sem problemas. O cinto de segurança pode ser usado se ele estiver na caixa, mas se estiver solto, provavelmente irá se incomodar. Procure obter todas informações na hora de pesquisar um produto para seu cachorro.

Por fim, uma dúvida muito comum é se o animal deve ser sedado ou não antes da viagem. Viagens curtas normalmente dispensam o sedativo, mas para viagens longas, o ideal é consultar o veterinário do animal. Ele conhece bem o bicho e sua personalidade, assim saberá medir se é necessário fazer uma medicação e qual é a dosagem ideal.

Abraço Mundo Viajar com cachorro Pet Friendly

Viajar com cachorros não é tão complicado, basta pesquisar um pouco, fazer o necessário para deixar o bichinho seguro e confortável. Já fizemos a nossa primeira experiência e o único problema que tivemos foram alguns contratempos no quarto do hotel, ao sairmos para tomar café da manhã,  ele ficou “chorando” e tive que revezar com meu filho. Bom, mas isso é outra história, aguardem cenas dos próximos capítulos de turismo com um cãozinho.

Abraços!

Veja também

Deixe seu comentário

Comentários

Viagem