Lagoa da Pampulha tem Jacaré?

Se a Lagoa da Pampulha tem Jacaré eu não sei, já ouvi falar, afinal nunca vi de perto. O que posso dizer é que há diversas atividades para realizar na região, assim esse post tem dicas sobre hotel, lazer e muito mais para você aproveitar melhor o cartão postal da capital mineira.

Igrejinha da Pampulha

A igrejinha São Francisco é um ícone turístico da Pampulha, fica em frente ao parque Guanabara. Já foram realizados casamentos em sua capela, mas não consegui confirmar através de nenhum telefone disponível na Internet. Atualizo assim que conseguir essa informação =)

A orla da lagoa possui 18 quilômetros de extensão, um refúgio em Belo Horizonte tanto para turistas do mundo inteiro bem como para os moradores da capital.

Além da visita com cunho histórico, a Lagoa da Pampulha é ao mesmo tempo ótima opção para quem quer praticar esportes ao ar livre.

Acontece maratonas na orla da lagoa, eventos internacionais e você pode aproveitar a passagem de ano. Frequentemente com show de fim de ano, ideal para aqueles que curtem os fogos no réveillon.

Também poderá assistir ao pôr do sol ou alugar uma casa nas redondezas e assim fazer uma festa particular.

Patrimônio Cultural da Humanidade

Casamentos Igrejinha da Pampulha

Passei um final de semana hospedada no hotel San Diego, em frente ao Iate Tênis Clube, pude ter uma experiência de turismo tanto durante o dia quanto a noite. Posso afirmar que a Lagoa tem lazer para o dia, mas infelizmente não tem opções à noite. Além disso, almoçamos no próprio restaurante do hotel, também não há variedade na orla. À noite fomos ao Shopping Del Rei

A Lagoa da Pampulha foi declarada como Patrimônio Cultural da Humanidade. Definitivamente mais um dos motivos pelos quais este Conjunto Arquitetônico deve ser visitado.

Projetada por nomes famosos como Oscar Niemeyer, Cândido Portinari, José Pedrosa, Zomoiski, Ceschiatti, Roberto Burle Marx e Paulo Werneck, em síntese a Lagoa é um conjunto de obra de arte, arquitetura e paisagismo.

Fundação da Lagoa da Pampulha

No final da década de 30, precisamente em 1938, o prefeito Otacílio Negrão de Lima inaugurou a lagoa artificial, com objetivo de sanar os problemas de abastecimento de água de Belo Horizonte.

Na época, a Avenida Getúlio Vargas (que posteriormente mudou de nome), ficava ao entorno da Lagoa da Pampulha. Foi então que em 1943, JK, prefeito da capital na época, criou o complexo de cultura, turismo e lazer, que hoje engloba todas as construções da Lagoa da Pampulha, como o campus da UFMG, o Mineirão, Museu e Zoológico.

Arquivo Casa JK Pampulha

Não esqueça de visitar a Casa Juscelino Kubitscheck, lá se encontram arquivos e jornais de como era a Lagoa da Pampulha antigamente, além de objetos de decoração originais da casa.

Praticar esportes na orla?

Sim, um dos melhores lugares em BH para exercitar. É um espaço ideal para as mais variadas formas de praticar atividade física. É lá que se encontra o Estádio Mineirão, símbolo do futebol, e o Mineirinho.

Confira algumas dicas para praticar esportes na Pampulha:

– Trakking;

– Pista exclusiva para ciclistas;

– Corridas;

– Caminhadas;

– Yoga.

Como alugar bicicletas na orla da Pampulha

Você pode aproveitar para alugar bicicleta na orla da Lagoa da Pampulha

Anualmente acontece também a Volta da Pampulha, uma corrida de quase 18 quilômetros em torno deste vasto ponto turístico da cidade mineira.

O que devo visitar?

São inúmeros os locais para passear na Lagoa da Pampulha, e existem passeios para todos os gostos! Desde amantes do futebol, no Mineirão, até aqueles que preferem história e arquitetura, museu, construções de Niemeyer, entre outros:

– Igreja de São Francisco de Assis;

– Casa de Juscelino Kubitscheck;

– Mirante;

– Iate Clube;

– Casa do Baile;

– Museu da Arte Moderna;

– Estádio do Mineirão e Mineirinho;

– Museu Brasileiro de Futebol;

– Parque Guanabara;

– Parque Ecológico da Pampulha.

Jardineira de turismo na Lagoa da Pampulha

Mais opções de passeios

Existem duas opções principais para quem quer fazer o passeio completo pela Lagoa. O primeiro deles foi inaugurado em 2016, e é o Ônibus Circular da Pampulha, linha 512, que funciona de terça a domingo.

Também é possível usar a Pampulha Retrô Tour, realizada em uma jardineira Chevrolet, que leva os turistas aos principais pontos turísticos encontrados na lagoa.

Vale a pena visitar essa região que é uma grande mistura de história, cultura, lazer e esportes!

Algumas observações importantes:

Não existe metrô para região da Pampulha

Além de Confins, alguns vôos são operados no aeroporto da Pampulha, juntamente com um ônibus que faz conexão Aeroporto até a Rodoviária da cidade (no centro).

Caso você tenha que se hospedar na região confira as opções do AirBnb.

Aproveite algumas dicas para organizar melhor a sua viagem
  • Caso tenha interesse em alugar um apartamento ou casa, se cadastre no Airbnb. Clicando no link você ganha um crédito de $130,00 para sua primeira viagem, além disso é uma forma bem interessante para economizar.
  • Se preferir reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo pelo Booking sem pagar nada a mais por isso.
  • Para fazer pesquisa de passagem aérea utilize o site da MaxMilhas, você ganha um crédito de $20,00 na primeira compra.

Abraços!

 

Veja também

Deixe seu comentário

Comentários

Viagem