Como viajar barato pelo Brasil

Confesso que viajar barato pelo Brasil não é tarefa fácil, devido ao tamanho do nosso país e forma como o turismo é planejado aqui, é mais caro visitá-lo de norte a sul do que fazer um tour para outros países.

Mas, para tudo tem um jeito, com um certo planejamento e disposição resolvi compartilhar roteiros que possam motivar as pessoas a conhecer nossos pontos turísticos, sem atravessar fronteiras. Acredito que não é preciso ir tão longe, podemos conhecer as cidades próximas e com algumas dicas ir para outras regiões do Brasil sem ter que gastar muito dinheiro.

Época do ano e destino de viagem

Já decidiu pra onde você vai viajar? Independentemente se vai para o nordeste ou para o sul, se conseguir evitar a alta temporada já economiza bastante. Aqui no blog tem um post sobre como  elaborar roteiro de férias e se você já tem um local específico para visitar, ótimo.

Leia também >> Como elaborar roteiro da sua viagem no Brasil

Como nem sempre temos flexibilidade para fazer turismo na baixa temporada, precisamos fazer planos e cálculos. A dica é que você faça buscas nos blogs de viagens sobre informações de lugares para onde vai e no TripAdvisor tendo base a opinião de outros turistas. Busque por lugares que ofereça ponto turístico com entrada franca, por exemplo.

Algumas regras de ouro:

  • Fazer um bom planejamento do roteiro
  • Pesquisar horários com vôos na madrugada, costumam ter um valor reduzido
  • Avaliar custos das passagens de ônibus (às vezes compensa conciliar trecho de avião e ônibus)
  • trocar pontos do cartão de crédito por milhas
  • optar por hospedagem alternativa (Hostel, Couchsurfing, Airbnb)
  • Viajar contra o fluxo na alta temporada (ex: evitar praia no verão, Dezembro e Janeiro)
  • Organizar uma planilha de gastos para viagem

Baixe sua planilha em Me Poupe na Web

Cássia Santana Inhotim Abraço Mundo

Se você optar por conhecer Belo Horizonte, a cidade tem vários parques e museus com entrada franca. Você pode visitar o Inhotim, em Brumadinho, gratuitamente em uma quarta-feira (exceto feriado). Tem outras cidades no Brasil com inúmeras opções de passeios sem custo.

Depois de escolher o local de viagem, divida as etapas em hospedagem, passagem e gastos com alimentação, presentes e transporte. É ideal buscar estratégias de economia em cada etapa.

Leia também >> Como economizar fazendo Turismo

Hospedagem

O ideal é que você faça sua reserva de hospedagem com bastante antecedência, assim encontramos as melhores ofertas, os hotéis com melhor preço costumam esgotar vagas rapidamente.  Faça pesquisa de preço no site Booking, outra opção é alugar um quarto na casa de alguém, recentemente estive em Curitiba e aluguei um quarto e sala por um preço bem razoável.

Leia também >> Dicas sobre Airbnb e ganhe $130,00 de crédito na sua primeira reserva.

Leve em consideração o que cada tipo de hospedagem oferece, muitos incluem café da manhã e internet. Além disso, é importante que você veja localização, então calcule: vale a penas gastar mais com o lugar onde vai ficar e menos com transporte ou vice-versa?

Viagem Abraço Mundo

Passagem aérea

A passagem vai consumir boa parte do seu orçamento para viagem, eu costumo monitorar sites de passagens aéreas. Acredito que é a melhor solução, embora demore algum tempo. Não compre a primeira que aparecer. Cheque os valores promocionais em sites como Maxmilhas, eles costumam ter valores bem abaixo do praticado na companhia aérea.

Evidentemente você precisará levar em consideração a data que vai viajar. E assim como a hospedagem, se você comprar antes, irá pagar menos. Mas já saiba que muita antecedência não irá mudar muito, pois a promoção nem sempre vale a pena. Por isso o ideal é ir monitorando os preços para pegar a hora certa de comprar.

Comer e Beber Abraço Mundo

Alimentação e outros gastos

A não ser que você queira fazer uma viagem gastronômica, evite comer em restaurantes mais famosos ou caros. O ideal é ir ao mercado da cidade, comprar frutas e outros produtos que são mais baratos, até mesmo preparar sua alimentação se optar por uma casa alugada pelo Aiirbnb que você ficará, assim é possível aproveitar os melhores preços.

Leia também >> Mercado Central em BH e Mercado de Curitiba

Se desejar, separe um dinheirinho para comprar presentes para seus amigos. Você conhece as pessoas queridas e saberá o que dar para elas com mais valor sentimental, sem gastar muito dinheiro.

O importante é só gastar com o necessário. Aproveite a viagem!

Algumas dicas para organizar melhor a sua viagem
  • Caso tenha interesse em alugar um apartamento ou casa, se cadastre no Airbnb. Clicando no link você ganha um crédito de $130,00 para sua primeira viagem, além disso é uma forma bem interessante para economizar.
  • Se preferir reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo pelo Booking sem pagar nada a mais por isso.
  • Para fazer pesquisa de passagem aérea utilize o site da MaxMilhas, você ganha um crédito de $20,00 na primeira compra.

Abraços!

Veja também

Deixe seu comentário

Comentários

  1. Viajar barato pelo Brasil é o sonho de qualquer brasileiro! Muito obrigada pelas dicas, Cássia! Uma boa forma de economizar também é conseguindo comprar passagens aéreas baratas. Esse site aqui https://www.queropassagem.com.br tem ótimos preços, vale a pena dar sempre uma conferida nele quando se está planejando viajar. Espero ter ajudado!

Viagem