Dicas Mercado Municipal Curitiba

Esse post reúne algumas dicas do que pode ser vivido no Mercado Municipal de Curitiba, um pouco da sua História e por quê você deve incluir esse ponto turístico no seu passeio pela cidade. Há bastante tempo que me interesso por conhecer centros de referência gastronômica, visitar as feiras de frutas e verduras. Acredito que aromas e sabores estão conectados a cultura e tradição de um povo, por isso o Mercado Municipal de Curitiba é parada obrigatória como local de compras ou encontro de família.

Dicas Mercado Municipal de CuritibaCássia Santana Blog Abraço Mundo

Um pouco de história…

Conheci a História do Mercado Municipal de Curitiba no Encontro de Blogueiros da RBBV, leia mais sobre esse evento no blog Viagens e Caminhos. Descobri que a tradição das feiras em Curitiba vem antes de 1820 e funcionou em diversos locais da cidade ao longo do tempo. Depois de mudanças de endereço, nasceu o Mercado Municipal de Curitiba, inaugurado em 1958 no local onde hoje está localizado. É uma referência na gastronomia, com praça de alimentação, parece um mini shopping de comidas típicas da região.

A ideia era que ele fosse construído em um lugar central e de fácil acesso para todos os curitibanos e turistas do mundo. Nada melhor do que uma localização bem próximo a Estação Rodoferroviária da cidade, afinal o que é tradição deve andar junto. O mercado passou por uma grande reforma e ampliação, tem uma arquitetura moderna, sendo o primeiro no setor de orgânicos do Brasil.

Ponto Turístico em CuritibaMercado Municipal de CuritibaCafé Abraço Mundo

O que encontrar no Mercado Municipal

Não pense que lá você vai encontrar somente produtos hortigranjeiros, o Mercado Municipal apresenta um retrato do povo curitibano e de todo o estado do Paraná, você pode inclusive apreciar algumas obras de Poty Lazzaroto. O turista ainda pode visitar barracas especializadas em vinhos, presentes, artesanato, entre outras… Eu amei a loja com produtos originais do Japão.

Voltando ao assunto que agrada muito o paladar, não perca a grande variedade de produtos que vem diretamente do campo para as cozinhas. Frutas, verduras e legumes sempre fresquinhos para compor a sua receita e deixá-la ainda mais deliciosa.

Quero lembrar que durante essa viagem fiquei hospedada em um apartamento alugado, você pode escolher uma hospedagem com custo reduzido pelo Airbnb, também fiz algumas compras no Mercado Municipal de Curitiba.

Nas lojas de delicatessen você encontra bebidas diversas (cerveja artesanal principalmente), queijos, ervas, conservas, temperos e tudo que um grande mercado possa oferecer.

Praça de alimentação Mercado Municipal de CuritibaMercado Municipal de CuritibaLinguiça Alemã gastronomia

Gastronomia para todos os gostos

Se bater aquela fome, pode se deliciar na grande variedade de restaurantes dentro do Mercado Municipal. Agradáveis e repleto de sabores e histórias, eles são conhecidos por sua diversidade e por trazer o melhor da culinária paranaense. Na hora de fazer o pedido inclua o barreado, o pão com bolinho e a carne de onça. Eles são imperdíveis!

Tivemos várias palestras na sala de convenções do Mercado Municipal de Curitiba, com oportunidade para conhecer os restaurantes que são ponto de encontro dos curitibanos. Aproveite para visitar esse espaço nem que seja para tomar um Café do Mercado.

Nada de deixar o Mercado Municipal de fora dos seus passeios quando estiver em Curitiba.

Seu funcionamento acontece:

  • Segunda, de 7h à 14h;
  • Terça a sábado, de 7h à 18h;
  • Domingo, de 7h à 13h.

Se quiser ainda mais informações ligue (41) 33633764

O Mercado Municipal de Curitiba está localizado na Av. Sete de Setembro, 1865, Curitiba – PR

Leia mais sobre como transformar sua viagem a Curitiba em Cartão Postal.

Não perca um dos passeios mais sensacionais da região Sul do Brasil.

Abraços!

Veja também

Deixe seu comentário

Comentários

  1. Eu também adoro mercados e feiras tradicionais e o de Curitiba me surpreendeu muito, pela organização, variedade, e pela grande praça de alimentação. Foi lá que a gente provou o pastel de pinhão e adoramos!
    Abração do blog vida sem paredes!

Viagem